O tênis brasileiro terá apenas um representante garantido na chave principal masculina de Wimbledon 2025: João Fonseca, atual número 65º do mundo.
O carioca de 18 anos disputará pela primeira vez um dos torneios mais tradicionais do esporte, após ter caído na estreia do qualificatório no ano passado, contra o espanhol Alejandro Moro Cañas.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
João Fonseca entra direto e outros três brasileiros lutam por vagas em Wimbledon
Fonseca entra direto em Wimbledon graças à sua escalada no ranking e se junta à elite mundial em uma chave que só teve espaço para quem está entre os 100 melhores, com exceção dos que usaram o ranking protegido.
Além dele, outros brasileiros ainda sonham com Wimbledon, mas precisarão passar pelo qualificatório. Thiago Monteiro, Thiago Wild e Felipe Meligeni aguardam a divulgação da lista, prevista para o início de junho.
No torneio feminino, o Brasil também conta com Bia Haddad Maia, que busca reencontrar seu melhor desempenho após um início de temporada ruim.

Antes de Londres, Fonseca já tem sua programação definida para adaptação à grama. O jovem começa no ATP 500 de Halle, na Alemanha. Na sequência, ele deve jogar o ATP 250 de Eastbourne, na Inglaterra, que terá sua lista divulgada nos próximos dias.
Ver essa foto no Instagram
Calendário de João Fonseca para as próximas semanas
A temporada do saibro termina em Roland Garros para João Fonseca. A partir de junho, o jovem brasileiro vai disputar torneios na grama, em preparação para o Grand Slam de Wimbledon.
-
De 25 de maio a 8 de junho: Roland Garros (Paris) – Grand Slam – Saibro
-
De 16 a 22 de junho: ATP 500 Halle (Alemanha) – Grama
-
De 23 a 29 de junho: ATP 250 Eastbourne (Inglaterra) – Grama
-
De 30 de junho a 13 de julho: Aberto da Inglaterra – Wimbledon (Londres) – Grand Slam – Grama
Grandes nomes também estão confirmados em Wimbledon
Com os 100 melhores do ranking da ATP garantidos, Wimbledon 2025 promete mais uma edição de alto nível. O atual número 1 do mundo, Jannik Sinner, será o cabeça de chave e principal favorito.
Carlos Alcaraz, bicampeão e carrasco de Novak Djokovic nas duas últimas finais, também está confirmado. Djokovic, por sua vez, também retorna. Alexander Zverev deve aparecer como outro favorito.
Quatro tenistas entraram com ranking protegido: Sebastian Ofner, Jenson Brooksby, Emil Ruusuvuori e Nick Kyrgios. Vice-campeão em 2022, o australiano retorna ao Grand Slam britânico após anos afastado por lesões e, como sempre, promete agitar o torneio.
Siga no mundo do tênis e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:
- João Fonseca é um fenômeno? Guga responde e faz alerta: “Assombroso e espantoso”
- Meligeni sobre Bia Haddad: “Algo está errado! Ela está olhando para baixo e sentindo vergonha?”
- Nem Federer, Nadal e Djokovic conseguiram! Sinner completa feito inédito no tênis
- Roger Federer agradece Nadal: “Tirou meu rótulo de monstro”
- Relembre o dia em que Guga amassou Roger Federer em Indian Wells