O brasileiro Thiago Monteiro venceu a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos disputado em Santiago, no Chile. Na decisão pelo terceiro lugar, o brasileiro derrotou o compatriota Gustavo Heide pelo placar de 2 sets a 1.

Anteriormente, Thiago Monteiro havia perdido na semifinal para o chileno Tomás Barrios por 2 sets a 0. Com o resultado, não conseguiu garantir o passaporte para a Olimpíada de Paris em 2024 via Jogos Pan-Americanos.

Na ocasião, foi a primeira medalha de Thiago Monteiro em sua carreira como tenista. Após a partida, o atleta comemorou bastante o grande feito.

Foi um jogo complicado. Era positivo, por um lado, saber que já tinha uma medalha para o Brasil garantida, mas em contrapartida era contra um brasileiro. O Heide é um menino que eu já venho treinando bastante. A gente treina na academia no Rio, juntos na maior parte do tempo, então conhecemos bastante um o jogo do outro, tanto que foi definido ali no detalhezinho do último ponto. Mas sem dúvidas, feliz por essa conquista, feliz pela semana. Infelizmente não consegui garantir a vaga olímpica já aqui, mas levar essa medalha para casa é muito gratificante, fica para a história, um sonho alcançado. 

Thiago Monteiro tem péssima notícia depois de bronze no Pan
Thiago Monteiro vence medalha de bronze no Pan-Americano. Foto: Sergio Llamera/ITF

Você ama outros esportes além de Tênis? Aqui na Esportelândia também falamos sobre:

Queda no ranking da ATP

Apesar do triunfo de vencer a medalha de bronze no Pan-Americano de Santiago, Thiago Monteiro perdeu 13 pontos e caiu oito posições no ranking da ATP. No momento, o tenista brasileiro se encontra em 127º lugar.

Quem se de bem no ranking foi Orlando Luz que subiu 25 posições com 15 pontos somados e agora está na posição 353º. Recentemente, o tenista parou nas quartas de finais de uma competição disputada em Curitiba.

Quem também subiu foi Thiago Willd depois de subir duas posições com a final do quali e também na primeira rodada do ATP 500 disputado na Basileia, Suíça. Atualmente, é o número 76 do ranking.