Primeiramente, em jogo incrível com os cinco sets jogados, Nadal vence Medvedev e ganha seu segundo Australian Open, depois de 13 anos após conquistar seu primeiro troféu do torneio.

Acima de tudo, pode-se notar o quanto o jogo foi bem disputado, tendo uma duração de 5h24m. Ou seja, foi o segundo confronto de Grand Slam com maior duração, ficando atras apenas da partida entre Djokovic e o espanhol, em 2012 no próprio Australian Open.

Dessa forma, Nadal  conquistou seu 21º trofeu de Grand Slam, sendo o primeiro do  Big Three e no tênis masculino, a ultrapassar a marca de 20 títulos. Outra grande conquista, foi se igualar ao Novak Djokovic na marca de pelo menos duas vezes campeão dos 4 torneios principais da temporada.

Confira a tabela de conquistas do Big Three 

Nadal Federer Djokovic
Australian Open 2 6 9
Roland Garros 13 1 2
Wimbledon 2 8 6
US Open 4 5 3
TOTAL 21 20 20

Medvedev ganha os dois primeiros sets

De início, Danill Medvedev mostra o porque é o numero 2 do ranking masculino vencendo o primeiro set por 6/2. Entretanto, no segundo set, foi definido apenas no tiebreak com vitória também do russo por 6(5)/7(7).

Dessa forma, Medvedev usou muito o seu bom saque para decidir alguns pontos na partida, ou seja, teve 23 aces contra apenas 3 do espanhol.

Nadal vira o jogo

Acima de tudo, Danill Medvedev teve um aproveitamento de 70% no primeiro serviço o que dificultou bastante para o Nadal. Entretanto, o espanhol não se deixou abater com os 2 sets a 0 no placar, mostrou o porque já foi o numero 1 do ranking e venceu o terceiro e quarto set por 6/4.

Por isso, no último e decisivo set era tudo ou nada para ambos os tenistas. Dessa forma, o cansaço e dor física também era um outro obstaculo para os jogadores chegarem no grande objetivo daquele jogo.

Com uma quebra de saque para cada lado, Medvedev sacando para somar seu sexto game no set não conseguiu garantir o serviço e Nadal quebra o saque. Com isso, no game seguinte, o espanhol sacou para a vitoria da partida e conquista do título.

Por fim, após passar por um 2021 bem conturbado, com lesão e probabilidade de aposentadoria, Rafael Nadal vence de virada Danill Medvedev e ganha seu segundo Australian Open e que apesar dos seus 35 anos ainda está forte.

Confira os melhores momentos do jogo:

Comemoração da internet

Primeiramente, a página do ATP Tour homenageou o tenista pelos 21 títulos de Grand Slam:

 

Por fim, seu amigo e rival nas quadras, Roger Federer comemora na rede social a recuperação e conquista de Nadal:

“Que partida. Ao meu amigo e grande rival Rafael Nadal, meus sinceros parabéns por se tornar o primeiro homem a ganhar 21 títulos de Grand Slam de simples”