João Fonseca sabe exatamente onde quer chegar. Atual número 47 do ranking da ATP, o jovem brasileiro não esconde que tem um objetivo ousado em mente: ser o número 1 do mundo.
Mesmo com apenas 18 anos, Fonseca mostra maturidade para lidar com as comparações e a pressão de quem já é considerado uma das maiores promessas do tênis mundial.
O brasileiro vive sua primeira temporada completa como profissional e vem se destacando nos Grand Slams. Na visão de João, sua campanha no Australian Open foi o ponto de virada na breve carreira.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
A mudança de chave de João Fonseca
Eliminado na terceira rodada do Australian Open, João Fonseca chocou o mundo ao passar de forma avassaladora pelo qualificatório do torneio e ainda derrotar Andrey Rublev, há época 9º do ranking.
Esse resultado foi importante para Fonseca, que a partir desse momento começou a ganhar mais visibilidade dos fãs. O jovem explicou essa experiência ao GE.
Eu era uma promessa e agora estou me consagrando, então acho que muita coisa mudou. O Australian Open me trouxe mais visibilidade, as pessoas começaram a conhecer o João e eu fui crescendo cada vez mais no ranking.
Acho que muita coisa mudou, não só de nível técnico, físico e mental, mas a maturidade e a experiência de lidar com esses momentos e torneios tão grandes.

João Fonseca destaca 2025 como um ano de novas experiências
O ano de Fonseca tem sido marcado por conquistas e novas experiências no circuito profissional. O jovem destaca que cada semana está sendo uma descoberta com novos torneios.
Está sendo a primeira vez em Toronto, a primeira vez em Cincinnati, vou jogar pela primeira vez na Laver Cup também, é minha primeira na chave principal do US Open.
Estou descobrindo muitas coisas e é bom para ir criando essa experiência nesses torneios, jogar com adversários diferentes e muito bons. Isso está sendo muito importante para minha evolução enquanto atleta.
Quais são os próximos torneios de João Fonseca?
O próximo compromisso de João Fonseca no circuito será o Masters 1000 de Toronto, no Canadá, que será disputado entre os dias 26 de julho e 7 de agosto. Na sequência, o brasileiro terá uma agenda intensa com grandes torneios nas próximas semanas. Confira:
-
Masters 1000 de Toronto – 26 de julho a 7 de agosto
-
Masters 1000 de Cincinnati – 5 a 18 de agosto
-
US Open – 24 de agosto a 7 de setembro
-
Copa Davis – 12 a 14 de setembro
-
Laver Cup – 19 a 21 de setembro
Ver essa foto no Instagram
Siga no mundo do tênis e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:
- Nem Sinner, nem Alcaraz! João Fonseca quer o topo do mundo: “Acreditar que posso ser o número 1”
- Nem Roger Federer conseguiu! O feito no tênis que só Djokovic, Nadal, Guga e Alcaraz alcançaram
- Ex-top 30 protege João Fonseca de críticas: “Federer, Nadal e Djokovic não nasceram campeões”
- “João Fonseca e Bia Haddad têm vergonha desse tipo de torcedores brasileiros em Wimbledon”
- Meligeni fala a verdade que ninguém teve coragem sobre o talento de Guga no tênis