Depois de uma campanha promissora em Wimbledon, João Fonseca ganhou mais um motivo para sorrir: o carioca vai disputar o Masters 1000 de Toronto, no Canadá, e com uma notícia que pode fazer toda a diferença.

O torneio, que acontece entre os dias 26 de julho e 7 de agosto, está ‘esvaziado’. Grandes nomes como Novak Djokovic, Jannik Sinner e Carlos Alcaraz já informaram que não irão jogar, seja por descanso ou recuperação física.

Sem os principais favoritos, o caminho para João Fonseca pode ficar mais acessível em Toronto

A ausência de várias estrelas no torneio abre uma oportunidade valiosa para Fonseca. Aos 18 anos, o brasileiro pode se beneficiar diretamente de uma chave menos pesada.

Novak Djokovic, Jannik Sinner, Carlos Alcaraz e Jack Draper são ausências confirmadas na competição.

Entre os favoritos aparecem Daniil Medvedev, Alexander Zverev, Casper Ruud e Andrey Rublev, que agora são os principais atletas do Masters 1000 de Toronto.

Esse cenário aumenta as chances de João estrear contra um adversário menos ranqueado ou até mesmo avançar algumas rodadas e acumular mais pontos para o ranking.

João Fonseca vive ascensão no ranking

João Fonseca vive uma ascensão meteórica no ranking da ATP. Na última atualização após Wimbledon, o brasileiro atingiu o 47º lugar, sua melhor colocação até o momento.

Com apenas 18 anos, o carioca se tornou o tenista mais jovem do Brasil a entrar no Top 50, superando ícones como Gustavo Kuerten, e também o primeiro brasileiro a alcançar esse patamar desde Thomaz Bellucci.

A trajetória de Fonseca em 2025 inclui o título histórico no ATP 250 de Buenos Aires, o que impulsionou sua arrancada no circuito, além de belos resultados em Challengers, como os títulos de Phoenix e Camberra.

Agenda de João Fonseca! Quais são os próximos torneios do brasileiro?

  • Masters 1000 de Toronto – de 26 de julho a 7 de agosto;
  • Masters 1000 de Cincinatti – de 5 a 18 de agosto;
  • US Open – de 24 de agosto a 7 de setembro;
  • Copa Davis – de 12 a 14 de setembro;
  • Lavar Cup – de 19 a 21 de setembro.
Siga no mundo do tênis e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.