João Fonseca não conseguiu avançar em sua estreia no Masters 1000 de Toronto, no Canadá. O brasileiro foi superado pelo australiano Tristan Schoolkate, com parciais de 7-6 e 6-4.
Após a derrota, o jovem de apenas 18 anos recebeu críticas nas redes sociais por conta de seu calendário e até mesmo compromissos pessoais, como a palestra de um de seus patrocinadores na última semana.
João Fonseca deixou de ser tenista e virou palestrante da XP por capricho do seu pai.
Bem, muitos estão falando da incompetência de sua equipe a meses, mas tem quem não quer enxergar ainda . Bizarro.— Rodrigo (@r_wobeto) July 28, 2025
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
É preciso ter paciência com João Fonseca
Apesar de muitos comentários negativos, muitas contas nas redes sociais fizeram questão de explicar que João Fonseca ainda tem muito a evoluir, pois ainda tem 18 anos.
Sobre a derrota de hoje os abutres de rede social. O resumo é o seguinte:
1. O 🇧🇷JOÃO FONSECA tem 18 anos e PRECISA fazer pausas para recuperação e fortalecimento muscular. Lidem com isso. A não ser que prefiram que o menino lesione o quadril como o 🇧🇷GUGA.
2. O 🇧🇷JOÃO FONSECA… pic.twitter.com/ETZSrj3WQC
— Info Tenis Brasil (@InfoTenisBrasil) July 28, 2025
Outro ponto muito comentado foi a falta de ritmo de Fonseca, que não disputava um jogo oficial há mais de 20 dias. Porém, como explicou o perfil Info Tênis Brasil, João ainda é jovem e precisa de recuperação e fortalecimento muscular.
Fernando Meligeni defende João Fonseca
Ex-tenista e um dos principais comentaristas de tênis do Brasil, Fernando Meligeni comentou sobre a partida em suas redes sociais e defendeu João Fonseca.
Que feio o que muita gente está escrevendo. Tratando esse jogo com umas expressões um pouco pesadas. Apenas um jogo, primeira rodada, de um garoto de 18 anos. Se você tem uma expectativa muito maior do que nesse momento tem que ter, aí a gente não pode fazer nada.
Jogo realmente abaixo do João, não devolveu tão bem o saque, contra um cara que mostra o nível do circuito. Para aqueles que acham que o circuito é um circuito simples, fácil, e que jogar bem faz com que você vença todos os jogos, ou ganhe muitos jogos, realmente acaba decepcionando, né? Jogar abaixo do que poderia é uma característica normal de qualquer jogador.
Em seguida, Meligeni comentou sobre o calendário de Fonseca e também explicou que, na sua visão, o planejamento está sendo bem feito.
A respeito do calendário. É um pouco frio ficar falando se está certo ou se está errado, se deveria ter jogado em Washington ou não teria que ter jogado. Eu sempre falo que o jogador, ele conversa muito com o seu time, ele debate muito a respeito dos momentos que você precisa fazer pausas, que precisa treinar, que você tem compromissos.
Tem momentos em que você está fisicamente cansado, mentalmente esgotado e momentos em que você tem que apertar mais e jogar mais semanas, tem momentos em que não. Então, não acho, sinceramente, e aqui não é passar a mão na cabeça, não acho que o calendário está sendo mal feito. Está jogando grandes campeonatos, está pegando caras bons.
Ver essa foto no Instagram
Siga no mundo do tênis e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:
- O conselho de Sinner a João Fonseca que colocou o brasileiro no top 50 e o mudou de patamar
- Nem Roger Federer conseguiu! O feito no tênis que só Djokovic, Nadal, Guga e Alcaraz alcançaram
- “João Fonseca e Bia Haddad têm vergonha desse tipo de torcedores brasileiros em Wimbledon”
- Djokovic sobre Federer e Nadal: “Nunca fui tão amado, não era para eu estar lá”
- Como Guga ajudou Djokovic a reconsiderar aposentadoria e se reconstruir até o 100º título?