Hugo Calderano segue empilhando feitos épicos em sua carreira. Após vencer a Copa do Mundo de tênis de mesa em abril, neste domingo (25), o brasileiro fez história ao ser vice-campeão Mundial da modalidade.

Lutando novamente contra a legião chinesa, Calderano superou Liang Jingkun nas semifinais e na grande decisão não superou Wang Chuqin, que foi campeão. O brasileiro chegou a ter 3 match points para fechar o 1º set e sofreu a virada. Assim, foi derrotado por 4 x 1.

Essa é a segunda final para o Brasil com Hugo Calderano em menos de um mês e isso já vem causando impacto para uma nova geração na modalidade, segundo Hugo Hoyama, um dos maiores mesa-tenistas brasileiros da história.

[Exclusiva] Hugo Hoyama parabeniza Hugo Calderano e revela nova geração entusiasmada

Em uma conversa exclusiva com o Esportelândia para falar sobre Hugo Calderano, seu xará, Hugo Hoyama, até então o maior mesa-tenista do Brasil, enalteceu os feitos do atleta de 28 anos.

Hoyama explicou a importância de Calderano para o futuro da modalidade e destacou o atleta como um dos melhores do mundo na atualidade.

A importância do Hugo [Calderano] é até difícil de explicarmos. São feitos um atrás do outro. Já vinha lá trás e agora, nesses últimos dois meses, feitos até inimagináveis. É claro que, lá atrás, eu e o Cláudio Kano lutamos para tentar brigar com os melhores do mundo. Hoje, o Hugo está entre os melhores do mundo.

Em seguida, Hoyama fez uma revelação. Novos talentos inspirados em Hugo Calderano estão entrando no esporte.

Para o esporte, está sendo sensacional. Eu, por exemplo, dou treinos em uma academia em São Paulo, chamada Life Pong, só por esses feitos, muitos novos amantes chegaram para começar a jogar. O Hugo sempre fala que é um esporte para todos, ele quer que outros atletas consigam o que ele conseguiu.

Hugo Calderano ("": &q000000202531;2025&q000000202531;): biografia e títulos do campeão da Copa do Mundo de tênis de mesa
Hugo Calderano com o troféu e a medalha de campeão da Copa do Mundo de tênis de mesa [Reprodução]

O sonho de uma medalha olímpica também segue no radar

Após ficar sem medalha em Paris 2024, Hugo Calderano tem tudo para chegar aos Jogos Olímpicos de 2028 como um dos favoritos. Segundo Hoyama, esse sonho está mais vivo do que nunca.

Temos que agradecer ao Hugo por tudo que ele está conquistando e tenho certeza de que o foco principal dele, que é uma medalha olímpica, está muito vivo. Resultados como esse só dão mais motivação, passo a passo, todos os jogadores têm bons momentos e o Hugo está hoje em seu melhor.

O Hugo está nesse patamar por muitos investimentos da confederação e principalmente dele e da sua vontade de estar sempre entre os melhores do mundo. Eu só tenho que parabenizá-ló e dizer que estou torcendo muito.

Siga no mundo do tênis de mesa e confira também mais alguns conteúdos sobre a modalidade aqui no Esportelândia:

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.