A estreia dos tenistas brasileiros na 9° edição do Rio Open vem reunindo multidões de fãs nas quadras de saibro do Jockey Club Brasileiro, com 7 tenistas na lista de participantes.

São eles: Thiago Monteiro (78º), Mateus Alves, Thomaz Bellucci, João Fonseca, Felipe Meligeni Alves (162º), Rafael Matos e Marcelo Melo. 

Já acompanhamos Thiago Monteiro superar Dominic Thiem, campeão do torneio carioca de 2017. Mateus Alves que enfrentou o espanhol favorito da temporada Carlos Alcaraz, e também, presenciamos a despedida de Thomaz Bellucci em seu último jogo após quase 18 anos de carreira como tenista profissional. 

 Acompanhe os detalhes da estreia de alguns tenistas brasileiros destaques neste começo da 9° edição do maior torneio de Tênis da América do Sul! 

| Presença inédita do jovem carioca João Fonseca 

O primeiro jogo do jovem prodígio nas quadras do Jockey Club Brasileiro, infelizmente acabou com a derrota para Fonseca, contra o eslovaco Alex Molcan (54°), por 2 sets a 0 com parciais de 6-0 e 6-3. 

Mesmo com uma estreia não vitoriosa, o carioca de apenas 16 anos de idade, comemorou sua primeira experiência em um ATP. 

“Foi uma experiência sensacional, joguei o quali de duplas que já senti a atmosfera, ganhei um jogo. Foi sensacional, só queria agradecer a oportunidade. Vou seguir trabalhando firme”

E após outra derrota, agora na disputa em duplas ao lado do compatriota Mateus Alves contra os argentinos Gonzalez e Molteni (7/5 7/6), João Fonseca teve sua presença na 9° edição do Rio Open encerrada. 

| Estreia com vitória para Thiago Monteiro 

Outro destaque da lista é Thiago Monteiro, atualmente o melhor brasileiro no ranking em simples, ocupando a 78° posição. O fortalezense estreou sua 7° participação no Rio Open superando o austríaco Dominic Thiem, e campeão do torneio em 2017, nesta segunda-feira (20). A vitória decidida no tie break veio para Monteiro após 2h44 de jogo, em 2 sets a 1 com parciais de 6/1, 3/6 e 7/6. 

| Mateus Alves confronta o recente campeão do torneio Carlos Alcaraz 

Um jogo que começou na terça-feira, mas só terminou no dia seguinte pois é, e não estou me referindo a uma disputa em plena virada da madrugada. 

A partida que teve início às 19h na terça-feira (21), rendeu uma prazerosa disputa entre o brasileiro Mateus Alvez e Carlos Alcaraz (2°), mas em decorrência de uma chuva repentina, o jogo precisou ser interrompido no oitavo game do segundo set. Em praticamente 24 horas depois, o confronto pôde ser finalizado com a vitória do espanhol campeão da última edição do Rio Open (2022), após 1h56 de partida fechada em 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 6-4. 

| Marcelo Melo avança nas disputas em duplas 

A dupla do brasileiro Marcelo Matos com o colombiano Juans Cabal avança para as quartas de final do torneio carioca, após venceram os austríacos Alexander Erler e Lucas Miedler, por 2 sets a 1 com parciais 6/4 3/6 10-7. 

O próximo confronto será contra os argentinos Diego Schwartzman e Tomás Etcheverry. 

| Despedida de Thomaz Bellucci das quadras profissionais 

Com uma carreira memorável que durou quase 18 anos, Thomaz Bellucci fez hoje seu último jogo como tenista profissional. Uma disputa na qual o condicionamento físico do brasileiro de 35 anos de idade não foi páreo para o argentino Sebastian Báez com 13 anos a menos. 

Mesmo já ciente das dificuldades, Bellucci se entregou ao jogo e se divertiu, mas acabou superado por Báez finalizando em 2 sets a 0 com parciais de 6-3 e 6-2, após 1h34 de partida. 

Tem muito Tênis pela frente para os brasileiros nas quadras de saibro do Rio Open, então continue por dentro dos detalhes do seu esporte preferido aqui, na Esportelândia!!

Imagem destaque: Divulgação @Rioopenoficial/Esportelândia