Já com vaga garantida nos Jogos Olímpicos de Paris, que serão realizados este ano, o atleta brasileiro Hugo Calderano é a principal esperança do Brasil na busca por uma medalha no tênis de mesa, que seria um feito inédito.
O atleta de 27 anos, inclusive, vai disputar sua terceira edição de Olimpíadas e vem se preparando para fazer a melhor campanha de sua vida. Essa preparação inclui participação em outros torneios.
No entanto, o ranking mundial da 12ª semana de 2024 trouxe mudanças que podem prejudicar Hugo Calderano nas Olimpíadas de Paris, já que influenciam na definição de cabeças de chave na competição.
Hugo Calderano perde uma posição no ranking mundial
O brasileiro Hugo Calderano perdeu uma posição no ranking mundial e agora ocupa a oitava posição. Vale lembrar que, desde 2018, o atleta está no Top 10.
Calderano foi ultrapassado por Lin Yun-Ju, de Taiwan, que agora ocupa a sexta posição. A perda de posição do brasileiro aconteceu devido ao desempenho ruim no Smash Singapura.
Isso porque Hugo Calderano perdeu os 700 pontos conquistados em 2023. Já que, na edição deste ano, somou apenas 20. Enquanto o adversário somou 700 pontos ao participar da semifinal.
Com as novas pontuações, o atleta taiwanês tem 3.106 pontos, sendo 1.141 a mais que o brasileiro, que soma 1.965 pontos.
Como isso pode impactar na participação de Hugo Calderano nas Olimpíadas de Paris?
Com a queda no ranking mundial, Calderano ficou distante de seus concorrentes nas Olimpíadas de Paris.
Uma coisa já está definida, que dois chineses serão os primeiros cabeças de chave. São eles: Chuqin Wang, que é o melhor do mundo atualmente, com 8.020 pontos, e Zhedong Fan, com 5.788 pontos.
Em seguida, vêm Felix Lebrun, da França, com 3.132 pontos e o atleta de Taiwan, Yun-Ju Lin.
A queda de Hugo Calderano tem pelo menos uma justificativa, a sua ausência no Mundial por Equipes. Já que Lebrun somou mais 267 pontos na competição e Lin, 166.
Para que consiga chegar aos pontos dos dois adversários, Hugo Calderano vai precisar somar, nos próximos meses, mais pontos que ganhou no circuito mundial nos últimos 12.
No calendário de competições no tênis de mesa, haverá ainda o Smash na Arábia Saudita, em maio, dois torneios, um na China e outro no Rio, e o WTT Champions, na Coreia do Sul, na próxima semana.
Ver essa foto no Instagram
Repórter no Esportelândia. Formada em Letras pela UFRJ e Jornalismo pela FACHA. Passou por Vavel Brasil, Esporte News Mundo, Futebol na Veia e PL Brasil. Está no Esportelândia desde 2021.