O penúltimo torneio do ano da elite do tênis feminino está chegando na sua reta final, estamos falando do WTA Elite Trophy. A competição reúne as principais tenistas que não se classificaram para Finals da categoria. A saber, a final da disputa está marcada para o próximo domingo (29).

A brasileira Bia Haddad Maia continua fazendo bonito no WTA Elite e nesta sexta-feira (27) conseguiu a classificação para a semifinal da competição. A 19ª do ranking da WTA triunfou contra Caroline Garcia, ex-top 5 da WTA. Confira!

A 6ª edição do WTA Elite Trophy

Após três anos o torneio voltou a ser disputado. Assim como nas outras temporadas, a sexta edição do WTA Trophy vai ter uma campeão inédita em simples, e pela quarta vez uma dupla vencedora. O torneio é disputado em Zhuhai, na China, na superfície rápida.

A fórmula da competição é com uma fase de grupos e as eliminatórias. Na chave de simples as 12 jogadoras são divididas em 4 grupos de 3 tenistas, onde as líderes de cada chave avançam para semifinal e depois para a final. A diferença das duplas é que são dois grupos com 3 duplas cada, onde as líderes já avançam para a final.

Neste ano, a fase de grupos já terminou, assim as quatro postulantes do trofeu de simples são: Daria Kasatkina, Bia Haddad Maia, Qinwen Zheng e Lin Zhu. Já nas duplas, Bia Haddad/Kudermetova estão na final e esperam as rivais que saem do confronto entre  Miyu Kato/Aldila Sutjiadi e Xiyu Wang/Yifan Xu.

Bia Haddad atropela e continua na disputa pelo WTA Elite Trophy

A paulista continua com uma reta final de temporada muito forte, após se classificar para a final da chave de duplas, Bia Haddad também avançou na simples. Na primeira rodada da competição, a brasileira derrotou Madison Keys por 2 x 0 e jogou a vaga na semifinal contra Caroline Garcia, 20ª colocada no ranking da WTA.

Nesta sexta-feira (27), Bia Haddad jogou muito e venceu a francesa por 6/1 e 7/6 (4), em após 1h30 de jogo. A partida começou com um amplo domínio da brasileira que sacou muito bem e pressionou a rival nos momentos chaves. Desse modo, Bia Haddad quebrou Garcia no x e x games e anotou 6/1 na primeira parcial.

Por outro lado, no segundo set,  a brasileira criou oito chances de quebras, mas só converteu uma, já Caroline Garcia converteu a única criada. Assim, a parcial ficou 6 x 6 e precisou do tie-break para ser definido. No desempate, Bia Haddad continou se sobressaindo e abriu 4 x 1 após fazer dois pontos no saque rival. Logo depois, apenas administrou o placar e fechou a disputa com um 7 x 4 e fez 7/6 no set.

 

A semifinal de simples e a final de duplas de Bia Haddad

Após a vitória, Bia Haddad comemorou o resultado alcançado em Zhuhai e exaltou a sua equipe de treinadores. Além disso, elogiou a energia de sua parceira Veronika Kudemetova e mostrou foco na fase final:

É o fim da temporada e ainda tenho muita energia com meu treinador e minha equipe no Brasil. Estou muito feliz por estarmos trabalhando duro até o último empurrão.

Estou feliz por estar também na final em duplas. Veronika é uma garota muito legal para dividir a quadra. Agora vou aproveitar meu dia, cuidar do meu corpo e depois pensar no amanhã”.

A brasileira integrou o Grupo Camélia ao lado de Madison Keys, 11ª do ranking, e Caroline Garcia, 20ª. Bia Haddad triunfou em sets diretos contras as duas adversárias e avançou para a semifinal do WTA Elite Trophy.

A saber, os confrontos das semifinais foram definidos por sorteio. Desse modo, Bia Haddad vai enfrentar Daria Kasatkina, e Qinwen Zheng vai duelar com Lin Zhu. As partidas que definirão as finalistas serão neste sábado (28).

Como dito anteriormente, Bia Haddad também avançou na fase de grupos de duplas do torneio com duas vitórias. Dessa maneira, junto com Veronika Kudermetova, a brasileira vai jogar a final no domingo (29). As adversárias vão ser as vencedoras do duelo entre Miyu Kato/Aldila Sutjiadi e Xiyu Wang/Yifan Xu, que se enfrentam neste sábado (28).