Consagrado campeão mundial pela primeira vez em 2025, Yago Dora já dava sinais de que seria um dos grandes surfistas da história do país desde 2017, quando venceu a triagem para a etapa de Saquarema e ganhou convite para o campeonato.
Esse foi o primeiro evento de Yago na elite do circuito mundial e ficou marcado por uma campanha épica que só parou na semifinal, perdendo para Adriano de Souza.
Porém, o caminho de Dora até ser um dos quatro melhores da etapa de Saquarema em 2017 foi recheado de momentos marcantes, com vitórias contra três campeões mundiais: Gabriel Medina, John John Florence e Mick Fanning.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
Yago Dora e o primeiro evento épico no circuito mundial da WSL
Yago Dora x John John Florence
Após vencer Kolohe Andino, um dos principais surfistas da época, no round 2, Yago Dora encontrou o primeiro campeão mundial pela frente na etapa de Saquarema, John John Florence.
Na ocasião, Yago atropelou o havaiano que era o atual campeão mundial com um somatório arrasador de 15.50. Com 21 anos, o brasileiro brilhou com aéreos e marcou um 8.33 e outro 7.17 contra um somatório total de somente 10.16 de Florence.

Yago Dora x Gabriel Medina
No round de oitavas de final, Yago Dora enfrentou um dos principais favoritos da etapa de Saquarema, Gabriel Medina.
O confronto foi muito equilibrado. No início, os dois apostaram em manobras agressivas e seguiram trocando notas até os minutos finais, quando Yago liderava com 14.20 contra 13.77 de Medina, que precisava de 7.11 para virar.
Nos últimos segundos da bateria, Gabriel extrapolou em um aéreo muito alto. Na onda de trás, Yago também acertou um voo inacreditável e deixou a decisão para os juízes.
Após minutos de tensão, Medina virou o duelo marcando 7.73. Porém, a vitória ficou para Dora, que acabou tirando 8.17 e passando à frente mais uma vez.

Yago Dora x Mick Fanning
Nas quartas de final, o rival de Yago Dora foi o tricampeão mundial Mick Fanning, que já abriu o confronto colocando pressão no brasileiro com a melhor onda da bateria, um 7.17.
Minutos depois, Yago respondeu esbanjando estilo em suas manobras e recebeu 6.17 para entrar na disputa contra Fanning.
Na onda seguinte, o australiano revidou com boas manobras, mas em uma onda pequena. Mick recebeu 5.17, mas logo viu Dora acertar um belo aéreo para assumir a liderança.
Em um placar apertado, Yago venceu Mick por 12.44 contra 12.34. Na sequência, o jovem teria pela frente outro campeão mundial, Adriano de Souza.
Yago Dora x Adriano de Souza
Quarto campeão mundial no caminho de Yago Dora, Adriano de Souza era treinado por Leandro Dora, pai de Yago, e que ajudou Mineirinho a vencer em 2015.
Com o mar bombando em Saquarema, Yago acabou não tendo chances contra um inspirado Adriano de Souza, que marcou duas notas na casa do excelente (9.57 e 8.40).
Yago até conseguiu tirar um 8.00, mas não teve uma segunda onda e acabou derrotado por Adriano, que venceu o evento na bateria seguinte.
Apesar da derrota, o estrago já estava feito, Yago Dora havia se apresentado para o mundo no circuito da WSL. No ano seguinte, o paranaense já era um top da elite. O resto é história.
Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:
- Freguês de Italo Ferreira, esse surfista foi a maior decepção de todo o formato WSL Finals
- Bolada milionária! Veja quanto Yago Dora faturou com o título mundial no WSL Finals 2025
- Yago Dora e Molly Picklum são campeões mundiais! Veja como foi o WSL Finals 2025 ao vivo
- Yago Dora fala pela primeira vez sobre o título mundial inédito no WSL Finals 2025
- Italo Ferreira fala pela primeira vez após eliminação no WSL Finals 2025