Campeão mundial indiscutível da temporada de 2025, Yago Dora sonha em manter o domínio e conquistar novamente o troféu em 2026.

Ganhar dois títulos consecutivos tem sido algo raro nos últimos 10 anos do circuito mundial. Somente Filipe Toledo (2022 e 2023) e John John Florence conseguiram (2016 e 2017).

Por falar em John John, o retorno do havaiano e de Gabriel Medina na próxima temporada tem tudo para deixar o circuito mundial ainda mais competitivo. Mas, para Yago, o tour sempre será difícil, não importa os rivais.

Acho que vai ser tão difícil quanto (foi esse ano). Não é mais difícil ou menos difícil (com Medina e John John)”, afirmou Yago em entrevista exclusiva ao Esportelândia.

Yago Dora espera continuar evoluindo

Yago é um daqueles caras que consegue resultados em praticamente todos os tipos de onda. Porém, o novo campeão mundial acredita que ainda precisa melhorar em vários aspectos, pois o surf é um esporte em constante evolução.

Eu acho que em todas as áreas do meu surf eu tenho trabalho para fazer. O surf é um esporte que está em constante movimento. Tenho que continuar me atualizando, treinando, é um esporte muito complexo.

Dora tem um dos estilos mais incríveis do circuito mundial. Na sua visão, a demora para conseguir resultados fez com que seu surf fosse reconhecido muito antes dos títulos.

Eu acho que eu comecei a ficar reconhecido antes pelo meu surf do que pelos resultados em campeonatos. Acho que isso foi o que me ajudou nesse momento, porque meu surf já era reconhecido e respeitado no Brasil e fora, quando o título veio, concretizou isso.

Quais as próximas metas de Yago Dora?

É difícil falar sobre novas conquistas logo após ser campeão mundial. No entanto, Yago Dora já afirmou que espera participar das Olimpíadas em Trestles (etapa que venceu em 2025) e também seguir lutando por mais troféus na WSL.

Vem muita coisa na cabeça depois de conquistar o primeiro título; isso torna todos os sonhos mais possíveis. Acho que a minha próxima meta é conquistar uma medalha olímpica.

O ouro é a meta principal, mas a primeira medalha olímpica já seria algo incrível. E eu sei que eu tenho muitos anos ainda para disputar outros títulos mundiais, então essas duas coisas vão continuar sendo o meu foco.

Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.