Deu Brasil na Gold Coast! O brasileiro Samuel Pupo venceu na madrugada deste sábado (13) a primeira etapa do Challenger Series, na Gold Coast, na Austrália. Samuca derrotou o havaiano Imaikalani De Vault na final por 15.10 a 7.33.

O resultado é importantíssimo para Samuel Pupo, pois o surfista ficou abaixo do corte feito pela WSL após a disputa da etapa de Margaret River. No geral, na competição da Gold Coast, os brasileiros obtiveram um bom resultado.

Caminho de Samuel Pupo até a grande final

Nas oitavas, o brasileiro teve que encarar um compatriota, o surfista Edgard Groggia. Em seguida, derrotou nas quartas o francês Jorgann Couzinet e nas semis o estaudidense e irmão de Griffin Colapinto, Crosby Colapinto.

Na decisão, Samuca conseguiu fechar um 6.33 em sua primeira onda. Depois, De Vault  conseguiu buscar uma reação, anotando um 360º. Como resposta, Pupo aplicou a mesma manobra de seu adversário e conseguindo um 7.67.

Para finalizar, acertou um full rotation e substituiu seu 6.33 por um 7.43. O havaiano não conseguiu reagir e viu o brasileiro ficar com o título da etapa australiana.

Resultado dos outros brasileiros

Jadson André que voltou de lesão sofrida no mês de janeiro, conseguiu um grande resultado, parando nas quartas de final da Gold Coast. Da mesma maneira, Michael Rodrigues parou na mesma fase da competição.

Enquanto isso, Leo Casal, Matheus Herdy e Lucas Silveira caíram na fase 32. Alejjo Muniz e Ryan Kainalo disseram adeus ao torneio na fase 64. Por fim, Ian Gouveia e Rafael Teixiera saíram logo na primeira fase.

Já no feminino, Luana Silva avançou bem, mas caiu nas quartas de final. Outra brasileira que participou da etapa foi Silvana Lima, duas vezes vice-campeã mundial de surfe, que saiu na fase de 32.

O que é o Challenger Series?

Após o corte no meio da temporada do CT, os surfistas que ficaram abaixo terão a oportunidade de voltar a elite do surfe por meio do Challenger Series. Ao todo serão seis etapas que classificam 10 homens e cinco mulheres.

Veja agora o calendário completo das etapas do CS de 2023:

1.a: Mai 06-13: Boost Mobile Gold Coast apresentado por GWM na Austrália
2.a: Mai 17-24: GWM Sydney Surf Pro apresentado por Bonsoy na Austrália
3.a: Jul 02-09: Ballito Pro apresentado por O´Neill na África do Sul
4.a: Jul 29-06: US Open of Surfing apresentado por Pacífico nos Estados Unidos
5.a: Out 01-08: EDP Vissla Pro Ericeira apresentado por Estrella Galicia em Portugal
6.a: Out 14-21: Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil na Praia de Itaúna

Qual a próxima etapa do Challenger Series?

A próxima etapa começa a partir desta próxima quarta-feira (17), ainda na Austrália, porém, dessa vez em Sidney.