Na madrugada desta segunda-feira (13), a WSL iniciou o terceiro dia de competição no MEO Pro Portugal. Os duelos da categoria feminina começaram pela madrugada e se estenderam até o início da manhã. Em seguida, a entidade colocou o campeonato em espera e voltou somente por volta de 12h30 para encerrar o round 3 dos homens.
MEO Pro Portugal: Oitavas de final, categoria feminina
O dia começou com o sistema de bateria simultâneas. Dessa forma, a líder do ranking chegou mostrando força, Molly Picklum entrou muito confiante e fez um bom somatório para despachar Isabella Nichols, que pouco conseguiu incomodar. Em seguida, a brasileira Tatiana Weston-Webb caiu na água contra a local Teresa Bonvalot. Tati acabou saindo atrás no início do confronto, porém, com o passar dos minutos seu surf se ajustou com o mar e assim ela conseguiu duas boas ondas para virar e garantir vaga nas quartas de final.
Enquanto isso na Bateria 2, Tati assume a liderança depois desse 5.40!
? Assista em https://t.co/q8LmLwa3Pd | sportv 3 | Globoplay#WSLBrasil pic.twitter.com/aX0rcZCAjV
— WSL Brasil ?? (@WSLBrasil) March 13, 2023
Na terceira disputa das oitavas de final, a atual campeã mundial Stephanie Gilmore acabou decepcionando novamente, sendo eliminada por Sally Fitzgibbons em um confronto muito equilibrado entre as australianas. Outra surfistas experiente que avançou até às quartas foi Courtney Conlogue, que bateu Gabriela Bryan.
Chegando na quinta bateria, a grande surpresa da competição até o momento na categoria aconteceu. A convidada Yolanda Hopkins venceu a grande favorita ao título Carissa Moore em uma bateria muito equilibrada. Em seguida, a australiana Macy Callaghan superou Bettylou Sakura Johnson.
O sétimo embate das oitavas de final teve um show de surf entre as americanas Caitlin Simmers e Caroline Marks as duas fizeram o maior somatório do dia com a novata Simmers levando a melhor. Um fato curioso é que Marks com sua pontuação avançaria em qualquer outra bateria. Já na última disputa feminina do dia, mais uma australiana avançou, Sophie McCulloch derrotou Brisa Hennessy.
Uma onda magnífica de Caitlin Simmers! pic.twitter.com/FBUvNDRRBM
— WSL Brasil ?? (@WSLBrasil) March 13, 2023
MEO Pro Portugal: Resultados
1.a: Molly Picklum (AUS) 12.17 x 6.50 Isabella Nichols (AUS)
2.a: Tatiana Weston-Webb (BRA) 11.07 x 9.60 Teresa Bonvalot (PRT)
3.a: Stephanie Gilmore (AUS) 7.86 x 8.33 Sally Fitzgibbons (AUS)
4.a: Gabriela Bryan (HAV) 10.34 x 12.84 Courtney Conlogue (EUA)
5.a: Carissa Moore (HAV) 10.23 x 11.77 Yolanda Hopkins (PRT)
6.a: Bettylou Sakura Johnson (HAV) 9.33 x 10.66 Macy Callaghan (AUS)
7.a: Caroline Marks (EUA) 13.66 x 15.16 Caitlin Simmers (EUA)
8.a: Brisa Hennessy (CRC) 9.44 x 10.50 Sophie McCulloch (AUS)
MEO Pro Portugal: Medina e Griffin avançam até às oitavas de final
Horas depois, a WSL colocou as duas últimas baterias do round 3 dos homens na água. Gabriel Medina e Griffin Colapinto foram os destaques.
No confronto inicial, Gabriel Medina duelou contra Seth Moniz. O brasileiro fez uma bateria elétrica, pegando muitas ondas de forma consecutiva. Dessa forma, Medina construiu um bom somatório e não deu chance para Moniz.
GABRIEL MEDINA NELEEEEES O TRICAMPEÃO MUNDIAL AVANÇA PARA ÀS OITAVAS DE FINAL pic.twitter.com/hVe9F1Hqhj
— Surf News Brasil ? (@SurfNewsBrasil) March 13, 2023
No último confronto, Jackson Baker saiu na frente contra Griffin Colapinto, porém o americano não é o atual campeão da etapa por acaso. Assim como Medina, Colapinto saiu pegando uma onda atrás da outra e com belas ondas abriu grande vantagem para vencer o duelo e avançar até às oitavas de final.
MEO Pro Portugal: Resultados
15: Gabriel Medina (BRA) 12.76 x 9.50 Seth Moniz (HAV)
16: Griffin Colapinto (EUA) 14.43 x 13.17 Jackson Baker (AUS)
MEO Pro Portugal: Próximas fases
Quartas de final categoria feminina:
1: Molly Picklum (AUS) x Tatiana Weston-Webb (BRA)
2: Sally Fitzgibbons (AUS) x Courtney Conlogue (EUA)
3: Yolanda Hopkins (POR) x Macy Callaghan (AUS)
4: Caitlin Simmers (EUA) x Sophie McCulloch (AUS)
Oitavas de final categoria masculina:
1: Caio Ibelli (BRA) x Connor O´Leary (AUS)
2: Ethan Ewing (AUS) x João Chianca (BRA)
3: Callum Robson (AUS) x Joan Duru (FRA)
4: Samuel Pupo (BRA) x Ian Gentil (HAV)
5: Jack Robinson (AUS) x Ryan Callinan (AUS)
6: Barron Mamiya (HAV) x Rio Waida (IND)
7: Italo Ferreira (BRA) x Yago Dora (BRA)
8: Gabriel Medina (BRA) x Griffin Colapinto (EUA)
MEO Pro Portugal

O MEO Rip Curl Pro Portugal é a terceira etapa da temporada 2023 do Circuito de Elite da WSL. A janela para o evento de Peniche em Portugal começou na última quarta (8), e se estende até o dia 16 de março. A próxima chamada do evento ocorre nesta terça-feira (14), às 3h50 da madrugada.
Os atuais campeões do ano anterior seguem vivos na competição, Griffin Colapinto avançou para às oitavas de final na categoria masculina, enquanto Tatiana Weston-Webb se encontra nas quartas de final no feminino. Por outro lado, os dois vice-campeões já deram adeus a competição, Filipe Toledo e Lakey Peterson foram eliminados de forma precoce.
Foto Destaque: WSL/Thiago Diz.