Não é segredo para ninguém o quão talentoso Gabriel Medina é dentro do oceano. O local de Maresias foi o primeiro brasileiro a se tornar campeão mundial e abriu caminho para conquistas seguintes de Adriano de Souza, Italo Ferreira e recentemente Filipe Toledo.
Medina em busca de recuperação

De fato, Gabriel Medina é um dos maiores surfistas de todos os tempos. No entanto, a fase atual do tricampeão é mediana, o paulista ainda não conseguiu embalar um grande resultado nesta temporada de 2023 e aparece na nona posição do ranking da WSL.
Vale lembrar que Gabriel voltou de vez ao tour esse ano, pois no início de 2022 o surfista tirou um tempo para tratar de sua saúde mental e também de uma lesão que o incomodava.
Quando voltou na metade daquele mesmo ano, conseguiu fazer um resultado de semifinal, porém, logo viu as chances (que já eram difíceis) de competir da WSL Finals desaparecerem após uma nova contusão.
Gabriel e o sucesso com Andy King
Nos dois primeiros títulos mundiais, Gabriel Medina era treinado por seu padrasto Charles, que o guiou até muitas conquistas e ajudou o brasileiro a chegar no lugar mais alto do surf.
No entanto, a partir de 2021 Medina buscava mais independência e buscava um novo técnico, o na época bicampeão sonhava com o terceiro troféu e convidou o recém-aposentado Mick Fanning para essa missão.
Porém o australiano acabou recusando o convite, querendo deixar de lado a vida de viagens do Tour para ficar mais com a família.
Depois de recusar o convite, Fanning não deixou Medina na mão e indicou o treinador australiano Andy King para o brasileiro. Gabriel seguiu o conselho do amigo e assim surgiu uma parceria de sucesso com King, que levou o paulista até seu terceiro título mundial.

Parceria retomada para 2023
Agora, após um início de temporada um pouco devagar, Gabriel Medina recorre novamente a Andy King, o treinador deve deixar a seleção australiana e focar somente em seus dois atletas que disputam o Tour, Tyler Wright e agora novamente Medina. A parceira já começa na próxima etapa em Bells Beach.
Andy concedeu entrevista para um portal australiano e falou como funciona seu estilo de treinamento:
Aprendi que você não pode usar um estilo geral de treinamento. Tenho que me envolver individualmente, ouvir seus comentários individualmente e encontrar sua situação individual. Cada atleta está trabalhando para um título mundial, mas por suas próprias razões, usando sua própria motivação pessoal” afirmou o treinador ao portal Coachinglife.
Títulos de Gabriel Medina ao lado de Andy King
- 2021: Rip Curl Narrabeen Clasic
- 2021: Rip Curl Rottnest Search
- 2021: WSL Finals/Tricampeonato mundial
Em 2021 Medina também chegou na final de outros três eventos, o Bilabong Pro Pipeline perdendo para John John Florence. A etapa de Newcastle na Austrália, sendo derrotado por Italo Ferreira e por fim, no Surf Ranch, quando foi batido por Filipe Toledo.
Foto destaque: Getty Images