O brasileiro João Chianca segue vivo na disputa por vaga na elite do surfe mundial este ano. Atualmente, João está na 6ª colocação do Challanger Series, ele é o brasileiro mais bem colocado do atual ranking que tem Kanoa Igarashi como líder. Se obtiver boa performance na etapa de Haleiwa no Havaí, João cravará sua participação no CT.
Anteriormente, João conquistou o título sul-americano de surfe profissional da WSL Latin America em 2019. “Com certeza, o troféu de campeão sul-americano já tem um lugar especial aqui em casa. A vitória no Chile foi incrível, a primeira da minha carreira e, certamente, me deixou bem mais leve e motivado”, disse o surfista.
Joao Chianca doing Joao Chianca things.
Video: Pedro Rolonr pic.twitter.com/6l7UmN9h42— World Surf League (@wsl) October 8, 2020
Além disso, foi vice na primeira etapa do Challanger Series no Havaí em 2020. Na ocasião, perdeu a final para o compatriota Wiggolly Dantas. Em seguida, conquistou um péssimo resultado na perna australiana, ficando em 25º lugar no QS 5000 de Newcastle e em 49º no Challenger Series de 10.000 pontos de Sydney.
Na última etapa, na França, João parou nas oitavas de final, com isso, ficou na nona colocação. Hoje, o surfista acumula o total de 11 mil pontos, mesmo número de pontos que o peruano Lucca Mesinas e o australiano Connor O'Leary. Logo acima no ranking se encontram Nat Young, Imaikalani deVault, Jake Marshall, Ezekiel Lau e Kanoa Igarashi.
Haleiwa
Por fim, o surfista que também é irmão mais novo do campeão mundial de ondas grandes, Lucas “Chumbo”, se prepara para a última etapa do Challanger Series que será em Haleiwa, no Havaí. A previsão é que a etapa ocorra entre 26 de novembro e 7 de dezembro.
Dessa forma, vamos saber os 12 atletas que farão parte da elite do surfe e passarão a disputar o WCT. Além de João Chianca, Samuel Pupo, Mateus Herdy e Lucas Silveira também possuem chances de conquistar classificação para a elite do surfe mundial. Para a etapa final, será necessário tudo de si para alcançar a classificação.
Nascido em São Luís do Maranhão, com formação em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Amante dos esportes e da escrita.