Italo Ferreira é um dos principais nomes do Brasil na história do surfe mundial. O potiguar de 29 anos levantou o título de campeão mundial da modalidade no ano de 2019. Além de ter conquistado a primeira medalha de ouro da história do surfe nos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2021.
Na noite desta última terça-feira (30), o surfista rebateu críticas feitas pelo surfista Jordy Smith. Na ocasião, o sul-africano concedeu entrevista para uma revista australiana Stab. Em um episódio chamado de “How Surfers Get Paid”, Jordy afirma não gostar do estilo de surfe de Italo e também de Gabriel Medina.
❌??♂️ Jordy Smith sobre Italo Ferreira:
-Acho ele um surfista muito bom… Um surfista bom, acrobático, mas não tem nada a ver com o que eu gosto de ver no surfe
Questionado sobre quanto Italo ganharia na era de ouro dos contratos:
-Não sei. Não pagaria um centavo a ele
?️Duke pic.twitter.com/nDE9wP4kC0
— Xportudo (@xportudo) May 30, 2023
Até o Gabriel, acho ele tão bom, tão consistente, mas para mim existe um elemento de estilo no surf que tem que estar lá. Eu assisto Dane o dia todo, Joel (Parkinson), Curren, John (John Florence). As longas curvas e é com isso que me identifico; Nunca vi o Gabriel fazer, afirmou Jordy Smith no episódio.
Vale destacar que a entrevista para a revista australiana aconteceu em março, mas ganharam força novamente depois que os principais surfistas brasileiros do Circuito Mundial criticaram duramente as notas dadas pelos juízes na etapa do Surf Ranch.
Italo que foi vice-campeão da competição chegou a fazer a seguinte postagem em seu Instagram:
Vai além de uma nota…
O meu intuito não é atacar, ferir, entrar no mérito e julgamento, mas o silêncio me consome. O surfe que me deu e me da tudo. Eu vivo por isso, se é que ainda preciso provar. Meu olhar e minha energia e o que eles carregam diz tudo.
De minha parte, surfe, eu te entrego meu todo. Minha devoção. Meu dia a dia que só eu, minha equipe e minha família sabemos. E assim, seguiremos. No momento de tristeza, indignação, reverter e olhar adiante, transformar, inspirar pessoas. A alegria tem que prevalecer. O peso que eu carrego na água não flutua nem por um segundo. É meu e eu tenho a honra de carregá-lo, e fazer acontecer.
Aprendo todos os dias que tenho que me construir, melhorar, é um processo contínuo, como atleta, e como ser humano! Parte grande disso é essa união dos meus colegas e amigos Brasileiros do tour, e de todos que estão nisso pelo surfe! Mas deixa eu falar da força, a mesma do meu olhar. Essa é a nossa! Plural! E a partir de agora vai se fazer cada vez mais presente, e da maneira mais positiva possível.
O foco é no desenvolvimento. O foco é no progresso. O foco é no objetivo, e que fique claro que nada se construirá contra ele em meu caminho. E se tiver dúvida, olha no meu olho!
Em uma publicação no twitter de uma matéria produzida aqui pela Esportândia, Italo Ferreira fez o seguinte comentário, respondendo Jordy Smith: “Também jordy, tu só toma pau da gente. Vai gostar como” seguindo de emojis de risada.
Também jordy, tu só toma pau da gente. Vai gostar como ??? https://t.co/eEJTFChkhh
— Italo Ferreira (@italoferreira) May 31, 2023