Após nove temporadas na elite do surf, Italo Ferreira segue em busca de mais vitórias. O brasileiro que marcou seu nome na história como o primeiro campeão olímpico do esporte, inicia sua trajetória de 2023 visando quebrar mais recordes.

Italo Ferreira sonha com título em Pipe

Campeão da etapa de Pipeline em 2019, Ferreira quer sentir o desejo da conquista do Havaí novamente.

“O Havaí em si, é um lugar incrível, onde rolam altas ondas. Pipe com certeza é uma onda desafiadora, e tenho grandes memórias nesse lugar, como o título. E relembrar o caminho trilhado, saber os erros que não posso cometer, pode ser a forma pra vencer de novo”, destaca o brasileiro medalhista de ouro olímpico.

Em busca do bicampeonato olímpico

Ítalo Ferreira ouro em Tóquio 2020
Foto Destaque: Jonne Roriz/COB/Ítalo Ferreira

Visando a vaga para os jogos olímpicos de 2024 em Paris, Italo sabe a necessidade de manter uma constância para alcançar seu alvo. Os jogos contarão com 48 surfistas, sendo metade homens, metade mulheres. As regras de classificação foram alteradas, entretanto a maioria das vagas serão definidas pela classificação no tour mundial.

Os 10 primeiros homens terão seu passaporte confirmado às olimpíadas, no entanto, somente duas vagas são oferecidas por país, aumentando a concorrência por um lugar em Teahupo’o:

“A importância de se manter bem durante todos os eventos, é crucial. Que isso possa me mover durante o ano, é algo que penso bastante, e isso me faz querer ser melhor. Então essa é a minha vida, meus desafios e que eu possa me superar e assegurar essa vaga para os jogos.”

Falando sobre o tour, e a temporada que se inicia, Italo se mantém positivo e grato por tudo que vem acontecendo. Campeão mundial e olímpico, quebrando recordes, e atravessando um momento muito especial, o surfista brasileiro diz:

“Poder viver tudo isso de novo, ter oportunidade de ainda realizar meus sonhos, e que a temporada seja especial, mais uma chance e com certeza virá muita coisa pela frente.” Encerrou o campeão mundial de 2019.

Atualmente, Italo se encontra na 13ª posição do ranking da WSL com 7,970 pontos conquistados em três etapas disputada nesse ano de 2023.

Texto atualizado em 24 de março de 2023.

Foto Destaque: Divulgação/ Italo Ferreira

Guilherme Galindo

Guilherme Galindo - Santo André - SP, estudante de Jornalismo. 24 anos