Gabriel Medina está de volta. Após quatro meses de sua grave lesão no tendão do músculo peitoral maior do ombro esquerdo, o tricampeão mundial surfou pela primeira vez.
A sessão aconteceu nesta quinta-feira (8), na piscina de ondas do Beyond The Club, complexo do qual é sócio, às margens da Marginal Pinheiros, em São Paulo.
Ver essa foto no Instagram
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
Gabriel Medina pode voltar ao tour ainda em 2025
Recuperado de uma lesão no tendão do músculo peitoral maior, Medina participou da sessão com Pedro Scooby, amigo de longa data do tricampeão.
O momento foi registrado pelo jornalista David Abramvezt, do GE, e marca um importante passo na recuperação do medalhista de bronze em Paris 2024.
A piscina é um ambiente em que eu me senti confortável para voltar a surfar. Retorno de lesão, você precisa ir com calma, é difícil se segurar, porque toda onda, eu estava imaginando como seria dar um aéreo, mas ainda não é a hora.
Aqui (na piscina), você rema menos e tem onda de tudo que é jeito. Foi muito bom, eu jamais imaginaria que voltaria a surfar no meio de São Paulo. Estou muito feliz”, afirmou o tricampeão mundial ao GE.
Ainda não há uma confirmação oficial sobre quando Medina voltará às competições. No entanto, existe a expectativa de que Gabriel possa retornar ainda em uma etapa de 2025.
Provavelmente, o evento em que o tricampeão mundial pode sonhar em participar seja o do Taiti, nos tubos paradisíacos de Teahupo’o, etapa que Gabriel já venceu em duas oportunidades.

Qual a gravidade da lesão de Gabriel Medina?
Em entrevista ao Esportelândia em parceria com a Surf News Brasil, o doutor Renato Moretto, médico ortopedista do Hospital Ortopédico AACD, explicou um pouco sobre o período de recuperação de Gabriel Medina.
A cicatrização de dois tecidos diferentes é mais demorada do que nos casos de uma lesão de tendão com tendão ou de osso com osso.
Logo após o período de quatro meses, em que ocorre a reinserção, começa a hipertrofia, o ganho do músculo para um atleta de alto nível. Portanto, o prazo é necessário.
Leia a entrevista completa aqui >> [Exclusivo] Especialista analisa chances de Gabriel Medina voltar ainda em 2025
Sobre Medina participar de algum evento ainda em 2025, o especialista detalhou que vai depender da evolução do tricampeão mundial.
Vai depender da evolução dele e da avaliação do colega médico que está cuidando do caso para liberar antes ou não. Na Medicina, nada é muito estático. Você tem toda uma evolução e dentro disso são tomadas as atitudes gradativamente. Se ele voltar a competir ainda neste ano, será um aquecimento para ganhar um novo título para nós em 2026.
Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:
- Luana Silva derruba líder do ranking e atinge feito inédito em sua carreira na WSL
- O circuito mundial da WSL vai parar por 6 meses e ninguém está falando sobre isso
- WSL decreta fim do Finals, retorno de Pipeline como último evento e muitas mudanças para 2026
- Brasileira reclama de notas em evento da WSL: “Esses juízes não vão me parar”
- Caio Ibelli desiste de vaga no CS da WSL e desabafa: “Pagando para surfar profissionalmente”