Um dos grandes rivais da carreira de Gabriel Medina desde as categorias de base foi Caio Ibelli. Ambos fizeram inúmeras baterias e algumas até renderam polêmicas com interferências.

A rivalidade acirrada ficou marcada por muita competitividade de ambas as partes e, segundo o próprio Caio Ibelli, ele é um dos surfistas que Medina mais odeia perder.

A gente tem essa parada desde cedo. Uma pessoa de quem ele não gosta de perder, eu tenho certeza de que sou uma delas, ele não aceita”, afirmou Caio ao podcast Brow Sport Club.

O ápice da rivalidade entre Gabriel Medina e Caio Ibelli

Em Pipeline, na última etapa do Mundial de 2019, Gabriel Medina e Caio Ibelli protagonizaram um dos episódios mais controversos do surfe recente.

Em uma bateria decisiva, Medina cometeu uma interferência proposital ao remar em uma onda que era de Ibelli, mas como a pontuação do rival era muito baixa, Gabriel avançou do mesmo jeito.

Na mesma entrevista, Caio relembrou o ocorrido e até citou um papo que teve com Kelly Slater durante a bateria.

Aconteceu aquela parada em Pipe. Como eram duas baterias rolando ao mesmo tempo, o Kelly Slater (que também estava na água) falou: ‘Irmão, pressiona ele que ele vai espanar, você é o único cara que consegue fazer isso’. O Kelly competindo e falando isso no meu ouvido.

Apesar da torcida de Slater, a bateria foi complicada devido às condições do mar e isso acabou ajudando Medina, que conseguiu usar a regra da prioridade a seu favor.

A gente estava tentando tanto ganhar um do outro que ninguém conseguia surfar. Eu fazia um 2 e ele também. Você já viu o Medina fazer um quatro e um três?

Eu tinha um 2 e um 3. Estava com a prioridade e vi o Charles gritando: ‘Rabeia, rabeia’. Eu nem fiz a conta. Falei: ‘Rabeia que eu vou ganhar’. Se eu tivesse feito a tática dele ao contrário, mesmo com a interferência, eu teria ganhado. Ele me travou, e eu não entendi nada.

Os últimos capítulos da rivalidade Medina x Ibelli

Fora do circuito mundial, Caio Ibelli abriu mão de disputar o Challenger Series e provavelmente não deve retornar ao tour. Apesar disso, o surfista sempre vai relembrar a rivalidade com Gabriel Medina com carinho.

Essas são as histórias que a gente tem que aproveitar para contar. É uma coisa boa para o surfe. O feedback que eu tinha da galera era esse: bateria com o Medina, todo mundo achava que alguma coisa ia acontecer.

Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.