Acima de tudo, a Austrália voltou a reinar no mundo do Surf, pelo menos depois da etapa de J-Bay, que consagrou Ethan Ewing em uma final diante de seu compatriota Jack Robinson.
Add a Championship Tour victory next to Ethan Ewing’s name!#coronaopenjbay@corona pic.twitter.com/zHF69wQ5Me
— World Surf League (@wsl) July 15, 2022
De fato, essa foi a primeira vez que Ethan venceu uma etapa do Tour, o resultado é muito importante para o australiano, que agora ocupa a terceira colocação do ranking da Wsl, confira:
Rankings Masculino e Feminino atualizados após o #CoronaOpenJBay!
Filipe Toledo, Carissa Moore, Jack Robinson e Johanne Defay já estão garantidos no Final 5. Ainda restam 3 vagas em disputa. Próxima parada: Teahupoo.#WSLBrasil pic.twitter.com/TaQ2s0UkCt
— WSL Brasil ?? (@WSLBrasil) July 15, 2022
Quartas de final diante de Jordy Smith:
Em suma, o caminho de Ethan até à final começou com uma dura bateria. Embora Jordy fosse considerado favorito, acabou não conseguindo pegar nenhuma onda boa durante os 35 minutos. O local somou apenas um 3.33 e outro 3.70. Ethan abriu vantagem com tranquilidade e venceu com um 6.83 e um 4.67.
Semifinal contra Yago Dora, a sensação do evento
Em primeiro lugar, Yago Dora fazia uma campanha irretocável até o momento e era considerado o favorito para vencer a bateria. Porém, novamente Ewing acabou saindo vitorioso em um confronto de notas altas.
Ewing começou a bateria com uma nota excelente, 9.07, em seguida Yago respondeu e virou o jogo com duas ondas absurdas com suas já conhecidas sequências de batidas 8.17 + 8.70. Mas, o dia era mesmo do Aussie, no apagar das luzes, Ewing arrancou um 7.97 para mandar Yago pra casa.
Final Australiana
Por fim, a grande final foi entre dois australianos, Ethan Ewing derrotou Jack Robinson em uma final emocionante.
Ewing fez novamente uma nota excelente tirando um 9.13 pra roubar a liderança da bateria de Jack, que passou a precisar de um 7.98 para virar, com pouco mais de 10 minutos no relógio.
Robinson passou perto mas não conseguiu a virada. Desta forma, Ethan Ewing foi o grande vencedor da etapa da África do Sul.
Italo sai machucado
Do outro lado da chave, Italo acabou eliminado por Kanoa Igarashi e saiu da água de forma preocupante, o camisa 15 sentiu fortes dores na região das costas e foi diretamente para o posto médico.
O ITALO SAIU COM MUITAS DORES, PRINCIPALMENTE NAS COSTAS, ELE ESTÁ NO POSTO MÉDICO AGORA… MESMO DEPOIS DA LESÃO ELE AINDA FEZ UMA NOTA 9.00
DESEJAMOS MELHORAS AO NOSSO BRABO E QUE ELE POSSA VOLTAR JÁ EM TEAHUPOO pic.twitter.com/MHyrXGpDWb
— Surf News Brasil ? (@SurfNewsBrasil) July 15, 2022
Tati vence no feminino
Desta forma, na categoria feminina o Brasil se saiu vencedor com a vitória de Tatiana Weston-Webb sobre Tyler Wright, Tati se tornou a primeira surfistas a ganhar duas etapas no ano de 2022.
MUNDINHO TATIWEST BRASIL ?❤️?????
?: WSL pic.twitter.com/MXDfjzVrof
— Surf News Brasil ? (@SurfNewsBrasil) July 15, 2022
Foto: Divulgação/World Surf League.