À primeira vista, o domínio brasileiro segue no surfe a todo vapor. Além da medalha de ouro de Ítalo Ferreira e do tricampeonato de Gabriel Medina, Elias “Figue” Diel conquistou o título de campeão mundial de Parasurfe. Assim sendo, a vitória aconteceu no último sábado (11), na Califórnia (EUA).
O catarinense chegou na bateria final da categoria VI1, que disputam surfistas com deficiência visual total. Lá, o brasileiro fez final contra Kirk Watson (Austrália), Ben Neumann (Alemanha) e Aitor Francescena (Espanha).
Ele venceu com nota de 14,07, seguido por Kirk Watson (12,7), Ben Neumann (9,74) e Aitor Francescena (8,5).
“Tem sido gratificante compartilhar este momento com a família, os amigos e todos que estavam na torcida. Agradeço aos patrocinadores que acreditam no surf como potencial transformador de vidas”, disse o campeão mundial.
Além da atual temporada, o catarinense disputou também nos anos de 2016,2017, 2018 e 2020. Ficando na 2ª colocação em três oportunidades. Assim, carregou no peito esse ano a medalha de campeão mundial.
O Campeonato Mundial de Parasurfe é realizado pela Associação Internacional de Surf (ISA). Os surfistas são reunidos com as deficiências semelhantes. Além disso, o juiz avalia as manobras e também as coordenações dos atletas. Por fim, conheça um pouco da histórias de Elias.
História
Elias “Figue” Diel perdeu a visão quando tinha apenas 16 anos em um acidente de carro. Desde então, encontrou no esporte uma oportunidade de seguir em frente. Além do surfe, “Figue” Diel é também faixa preta em jiu-jitsu e escalador de rochas. Sobretudo, é o primeiro deficiente visual a escalar o Yosemite National Park na Califórnia.
Ainda mais, é professor e ministrante de palestras de yoga. Por outro lado, fora do esporte, o campeão mundial junto de seu pai reativou a escola de cães-guias Hellen Kellerm localizado em Balneário Camboriú (SC). Sua retomada no surfe é uma grande virada de chave em sua carreira, sem dúvida, seu reencontro com o esporte trouxe não somente melhorias para sua vida, como também colocar o Brasil no topo das conquistas no esporte.
Foto Destaque: Reprodução/ISA/Ben Reed
Nascido em São Luís do Maranhão, com formação em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Amante dos esportes e da escrita.