Kelly Slater é considerado por muitos o maior surfista da história, mas suas opiniões sinceras e, às vezes, afiadas, já renderam alguns atritos no circuito.
Um dos que guardam certa mágoa do 11 vezes campeão mundial é Charles Saldanha, padrasto de Gabriel Medina. Em uma live com o comentarista Ícaro Cavalheiro, Charles relembrou um episódio de 2019.
Naquele ano, Medina e Italo Ferreira travavam uma disputa acirrada pelo título mundial. Em uma das baterias decisivas, Gabriel venceu Caio Ibelli usando uma estratégia de prioridade pensada por Charles e criticada por Kelly.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
Charlão relembra falas de Kelly Slater em 2019 após bateria polêmica de Gabriel Medina
Apesar de avançar diante de Caio Ibelli, Medina não conseguiu garantir o tricampeonato mundial ainda em 2019. Na final em Pipeline, o surfista foi superado por Italo Ferreira em uma bateria que mudou o circuito mundial.
Porém, a polêmica do round contra Ibelli seguiu. Em entrevista no ano de 2023 ao ex-comentarista da WSL, Ícaro Cavalheiro, Charlão relembrou falas de Kelly Slater contra a estratégia.
O Kelly começou a postar falando que o Gabriel tinha sido desleal, que não foi ético.
Isso influencia, porque todo mundo começa a ver, inclusive o juiz, que é um ser humano, poderia estar vendo o Kelly postando e falando um monte de besteiras, sendo que o Gabriel jogou o jogo.
Naquele momento eu senti que o Kelly quis interferir, é aquilo né, o Kelly calado é um poeta.
Em seguida, Charles apontou que Slater não precisava fazer esse tipo de comentário e que foi falta de ética do 11 vezes campeão mundial.
Ele (Kelly Slater) é um ótimo surfista, talvez seja o melhor do mundo, ou talvez seja o Gabriel. Mas todo mundo respeita ele, e não precisa desse tipo de coisa.
Eu até entendo, mas já que ele falou em falta de ética, eu achei falta de ética dele falar isso no meio do campeonato e comentar, onde o Gabriel estava disputando o mundial e indo para o terceiro dele.
A interferência de Gabriel Medina em Caio Ibelli
Durante a última etapa do circuito mundial de 2019, em Pipeline, Gabriel Medina protagonizou uma jogada tática a mando de Charlão.
Falamos do famoso “rabeia”: faltando poucos segundos para o fim da bateria contra Caio Ibelli, Medina remou para uma onda que seria de Ibelli, que tinha prioridade, bloqueando a possível virada.
Apesar da interferência, Medina só teve sua segunda melhor nota descartada e avançou na disputa.
Caio Ibelli relembra torcida de Kelly Slater a seu favor contra Medina
Comentando sobre a bateria em entrevista ao Brow Sport Club, Caio Ibelli relembrou que Kelly Slater também estava na água naquele momento e pediu para que ele pressionasse Medina.
Aconteceu aquela parada em Pipe. Como eram duas baterias rolando ao mesmo tempo, o Kelly Slater (que também estava na água) falou: ‘Irmão, pressiona ele que ele vai espanar, você é o único cara que consegue fazer isso’. O Kelly competindo e falando isso no meu ouvido.
Curiosamente, a bateria não foi das melhores, até por isso a estratégia de Medina pela interferência funcionou.
A gente estava tentando tanto ganhar um do outro que ninguém conseguia surfar. Eu fazia um 2 e ele também. Você já viu o Medina fazer um quatro e um três?
Eu tinha um 2 e um 3. Estava com a prioridade e vi o Charles gritando: ‘Rabeia, rabeia’. Eu nem fiz a conta. Falei: ‘Rabeia que eu vou ganhar’. Se eu tivesse feito a tática dele ao contrário, mesmo com a interferência, eu teria ganhado. Ele me travou, e eu não entendi nada.
Siga no mundo do surf e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:
- Surfista da WSL desabafa por ausência no Finals: “Ficar de fora do top 5 por pouco dói”
- WSL Finals: australiana está a uma bateria do título mundial! Conheça todas as finalistas
- Yago Dora pode garantir a primeira colocação da WSL mesmo sem surfar nas oitavas em Teahupo’o
- WSL: Filipe Toledo é eliminado em Teahupo’o, está fora do Finals e atinge marca negativa
- O dia em que Lewis Hamilton quase perdeu sua vida surfando com Kelly Slater no Havaí