Na madrugada da quarta-feira (12), teve início a etapa de Jeffrey’s Bay na África do Sul. Os brasileiros Filipe Toledo, Gabriel Medina, Yago Dora e João Chianca avançaram diretamente para a fase de oitavas de final. Enquanto isso, Caio Ibelli e Italo Ferreira precisarão passar ainda pela repescagem, se quiserem continuar disputando a competição.

O primeiro a entrar na água dos brasileiros foi o carioca João Chianca. Na ocasião, o surfista mandou logo de cara dois havaianos para a repescagem: Barron Mamiya e Seth Moniz. Atualmente, Chumbinho está na quarta colocação do ranking do Circuito Mundial de Surfe.

Caso permaneça assim, vai conseguir carimbar sua ida para o WSL Finals, que será disputado em Trestles, na Califórnia (EUA).

Filipe Toledo foi outro que garantiu sua ida para as oitavas de final de J-Bay, vestindo a lycra amarela de líder do ranking, Filipinho derrotou o japonês Kanoa Igarashi e o sul-africano Adin Masencamp. 

O surfista havia se lesionado no Brasil, mas conseguiu se recuperar a tempo de conquistar um grande resultado logo em sua primeira bateria.

Na ocasião, o atual campeão mundial somou 15.27 de pontuação (8.50 + 6.77). Contudo, o verdadeiro show mesmo ficou com Yago Dora. O vencedor do Vivo Rio Pro avançou de fase com um incrível 9,27 de nota, depois de um aéreo espetacular que fez o o público presente vibrar bastante.

Gabriel Medina que venceu a competição em 2019, derrotou em sua bateria o sul-africano Matthew McGillivray e o australiano Ryan Callinan. 

Caio Ibelli e Italo Ferreira

Ambos surfistas não conseguiram avançar diretamente para a fase de oitavas de final e vão precisar encarar a repescagem. Italo ficou muito próximo de conseguir a classificação, mas John John Florence fez um 8.27 num aéreo e ultrapassou o brasileiro.

No feminino, Tatiana Weston-Webb vai tentar defender seu título em J-Bay, a brasileira encara a australiana Tyler Wright e a francesa Johanne Defay.

Round 1 masculino

1. João Chianca (BRA) 11,50 x Barron Mamiya (HAV) 6,37 x Seth Moniz (HAV) 10,17
2. Ethan Ewing (AUS) 11,67 x Caio Ibelli (BRA) 9,17 x Rio Waida (IND) 14,10
3. Griffin Colapinto (EUA) 16,17 x Liam O’Brien (AUS) 8,26 x Kelly Slater (EUA) 7,44
4. Filipe Toledo (BRA) 15,27 x Kanoa Igarashi (JAP) 14,33 x Adin Masencamp (AFS) 9,43
5. Yago Dora (BRA) 16,27 x Connor O’Leary (AUS) 13,52 x Ian Gentil (HAV) 10,40
6. John John Florence (HAV) 15,27 x Italo Ferreira (BRA) 14,34 x Callum Robson (AUS) 3,70
7. Gabriel Medina (BRA) 14,00 x Ryan Callinan (AUS) x12,93 Matthew McGillivary (AFS) 13,67
8. Jack Robinson (AUS) 3,67 x Leonardo Fioravanti (ITA) 5,17 x Jordy Smith (AFS) 7,17

Round 1 feminino

1. Molly Picklum (AUS) x Caitlin Simmers (EUA) x Gabriela Bryan (HAV)
2. Carissa Moore (HAV) x Lakey Peterson (EUA) x Sarah Baum (AFS)
3. Tyler Wright (AUS) x Tatiana Weston-Webb (BRA) x Johanne Defay (FRA)
4. Caroline Marks (EUA) x Stephanie GIlmore (AUS) x Bettylou Sakura Johnson (HAV)

 

Gabriel Queiroz

Nascido em São Luís do Maranhão, com formação em jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Amante dos esportes e da escrita.