Na próxima semana, São Paulo volta a ser palco de uma das maiores competições de Poker do hemisfério do Sul. A BSOP Millions será realizada no WTC Sheraton, um dos mais luxuosos hotéis da capital paulista.

O evento tem a previsão de ter uma premiação de R$ 40 milhões, o que é um grande incentivo ao jogador. Na edição deste ano, a organização do evento irá providenciar a estreia de uma novidade que, até então, era possível ser utilizada somente no Poker Online.

Trata-se do baralho com as cartas coloridas (4 cores, além do tradicional preto e branco, o verde e azul ganham destaque). O propósito é auxiliar no desenvolvimento da partida, facilitando muito o visual dos jogadores. Contudo, como se trata de um teste, sempre causa certa dúvida e receio de alguns profissionais e frequentadores da modalidade.

Baralho de 4 cores divide opiniões: o que pensam os jogadores?
Imagem: BSOP Million

Cartas coloridas no Poker: o que pensam profissionais do esporte?

Pensando em descobrir quais são os prós e contras da utilização das cartas coloridas, o Esportelândia foi atrás de pessoas que tem grande conhecimento da vivência com as cartas e com o baralho. A intenção é saber a opinião junto a essa nova mudança. Lembrando que isso não influencia em nada nas regras do poker.

Facilita a vida dos profissionais que jogam online

Segundo o jornalista Vicente Lomonaco, especialista em Poker do portal BolaVIP, a adoção das cartas coloridas não será algo para novatos, mas, sim, para profissionais. Isso porque quem joga online está acostumado a jogar em várias telas de forma simultânea, o que facilita ter 4 cores.

A inclusão do baralho de 4 cartas no BSOP Millions só vai ocorrer nos High Rollers, torneios mais caros, com fields reduzidos, onde não vai ter novatos. De uma maneira geral, não vejo facilidade para os iniciantes com esse novo dispositivo, até porque os baralhos tradicionais vão continuar sendo vermelho e preto. Resumindo, isso vai ser bom para os “grinders”, pessoal do online. Mas não vai ter diferença nenhuma pros demais.

 

Poker inovador: a influência das novas cores no baralho em facilitar para os novatos

Enquanto isso, a questão da adição dessas cores no esporte, serve também para que novatos entendam melhor a forma de se praticar a modalidade, ou seja, deixariam de se guiar pelos naipes e passariam a guiar-se exclusivamente pelas cores, algo que poderia tornar o jogo mais fácil de ser jogado.

Ytarõ Segabinazzi, editor-chefe do portal Mundo Poker e campeão do WTP Online, acredita que a implantação do baralho colorido vai facilitar muito a vida de pessoas que não tem nenhuma familiaridade com o esporte, algo que vai além da modalidade Poker.

Acredito que ajuda uma parcela dos novatos sim, principalmente dos que não tem familiaridade com o baralho em si, não somente com o poker.

O jogador profissional de Poker, Leandro “Brasa” Pimentel, afirma gostar desta inclusão das cores, principalmente porque sai da mesma coisa das cores preta/vermelha, já que as cartas pouco evoluíram.

Acho bem interessante para alguns jogos, mais como um questão de novidade e quebrar um pouco a mesmice do baralho que pouco evoluiu desde sua criação.


Outro fato que também ressalta nesta nova proposta de adicionar o baralho de cartas coloridas é evitar os erros. Ou seja, vai além do aspecto visual. Além disso, caso não venha surtir efeito, pode ser retirado, visando tratar-se de um teste inicial. Isso é basicamente o que pensa Ale Mantovani, jogador profissional do Poker.

Do meu ponto de vida, além do impacto estético, vai ajudar aos jogadores a cometerem menos erros por acidente e, como vai ser inserido nessa etapa como teste, caso as pessoas não se adaptem ou não gostem, é só remover depois.

Conclusão

De forma geral, os profissionais do esporte veem a implantação das novas duas cores nas cartas de baralho como algo positivo e especificamente estético, mas com duas formas diferentes de ação.

A primeira é estratégica, visando o modo online, pois as 4 cores facilitariam muito a vida dos jogadores online pelo fato de disputarem várias partidas simultaneamente e as multicores dariam uma organizada no visual sem precisar se atentar aos naipes.

Por outro lado, para quem joga presencialmente o esporte, a adição de duas cores não muda em nada, já que isso é um pedido de muitos jogadores que jogam online.

A segunda forma de ação é ajudar os novatos de qualquer esporte de baralho, principalmente o poker, a se familiarizar com o jogo tendo as cores uma facilidade, já que muitos iniciantes se confundem com os símbolos (naipes).

Agora, basta esperar o BSOP Million e saber se realmente valerá a pena ou não manter com essa mudança, não só no Poker, mas também em quem vive o universo de jogos de cartas.