Os Jogos Parapan-Americanos de Santiago foram marcados pela notável participação do Brasil em 17 modalidades.

O Brasil teve representação no pódio de todas elas, exceto em três: basquete em cadeira de rodas, Rugby em cadeira de rodas e tênis em cadeira de rodas.

Em todas as outras categorias, os atletas brasileiros demonstraram excelente desempenho, garantindo medalhas e reforçando a posição do país como destaque nos jogos paraolímpicos.


Brasil faz história e humilha Estados Unidos

Sem dúvida, os Jogos Parapan-Americanos foram um verdadeiro campo de superações para o Brasil. Ao longo da competição, os atletas brasileiros não apenas triunfaram no pódio, mas também fizeram história ao quebrar barreiras e recordes.

Foram impressionantes 105 recordes quebrados no contexto dos Jogos Parapan-Americanos, somando-se a isso 14 recordes das Américas e até dois recordes mundiais.

Porém, o mais especial foi o Brasil ter terminado a frente do Estados Unidos no quadro de medalhas. A delegação Brasileira somou incríveis 343 medalhas no evento, no qual 156 foram de ouro, mais da metade das medalhas conquistadas pelos EUA (55).

Todas as medalhas do Brasil

A natação liderou com 67 medalhas de ouro, seguida por atletismo (34), badminton (9), bocha (5), ciclismo (5) e diversas outras modalidades com excelentes performances. Um verdadeiro destaque da delegação verde-amarela!”

Com 132 estreantes dentre os 324 atletas brasileiros, no qual representa 40,7% da delegação. O Comitê Paralímpico Brasileiro destaca que mais de 100 das 338 medalhas do Brasil foram conquistadas por atletas estreantes, reforçando a ascensão de novos talentos.”

Brasil quebra recordes de medalhas

Com um recorde de medalhas, ultrapassando as 308 conquistadas em 2019, o país levou para casa 343 medalhas. Esse desempenho reforça o ânimo para as Paralimpíadas de Paris em 2024.

Nas Paralimpíadas de Tóquio, o Brasil fez história com 72 medalhas, incluindo 22 de ouro, alcançando o sétimo lugar no quadro de medalhas.

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) projeta uma performance ainda mais expressiva, almejando entre 75 e 90 medalhas para a próxima edição das Paralimpíadas.