A Seleção Brasileira Feminina de goalball repetiu o feito e conquistou a medalha de bronze na Copa Malmö 2023. A equipe treinada Gabriel Goulart segue com boas chances de conquistar a vaga para os Jogos Paralímpicos 2024 após fazer boa campanha neste tradicional torneio que reúne alguns dos principais países na modalidade.

Seleção Brasileira feminina de goalball repete resultado de 2022

A gente está muito satisfeito com mais uma participação nesta competição e com o resultado. As melhores do mundo participaram desse torneio, então é muito importante nossas meninas estarem entre elas…

Foi muito bom ver a união das meninas, a equipe querendo jogar junto. Isto será fundamental para conseguirmos a vaga à Paralimpíada. disse Gabriel Goulart após o bronze. 

Por curiosidade, tanto o técnico como as paratletas Kátia Silva, Jéssica Vitorino e Ana Gabriely Brito são do Distrito Federal, mostrando a força e apoio da região na modalidade. Cabe dizer que Goulart também treina a Seleção Brasileira Masculina de goalball.

Com o bronze das paratletas, a grande missão agora é buscar a vaga em Paris 2024 pelos Jogos Mundiais IBSA em agosto ou no Parapan-Americano em novembro para ficar entre as oito equipes classificadas para os Jogos Paraolímpicos. A seguir, confira os duelos da Seleção no tradicional torneio Copa Malmö 2023:

  • Fase de grupos: Seleção Brasileira 10 x 0 Seleção Ucraniana, Seleção Israelense 7 x 7 Seleção Brasileira, Seleção Brasileira 8 x 5 Seleção Dinamarquesa, Seleção Canadense 4 x 10 Seleção Brasileira;
  • Semifinal: Seleção Turca 7 x 4 Seleção Brasileira;
  • Disputa do bronze: Seleção Estadunidense 2 x 4 Seleção Brasileira;

O que é o goalball?

O goalball surgiu em 1946 pelo austríaco Hans Lorenzen e o alemão Sepp Reindle. A ideia era usar como método de reabilitação dos deficientes visuais veteranos da Segunda Guerra Mundial.

De fato, é um esporte apenas para atletas com deficiência visual. Tanto que os atletas que fisicamente possam ter algum tipo de vantagem, recebem vendas para praticar o goalball, certificando-se de que o jogo seja justo para todos.

A título de informação, em uma partida oficial, as equipes são formadas por três em cada lado e o objetivo é lançar uma bola com sinos embutidos no gol adversário. Detalhe: a bola só pode ser lançada com a mão, nunca chutada.

+ Filipe Marins desafia atleta para confronto na Men’s: “na Classic não dá para pedir”

Avatar de Jamis Gomes Jr.
Autor Jamis Gomes Jr.

Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.