A New Hockey League (NHL), principal liga de hóquei de gelo do mundo, decidiu não liberar atletas para a disputa das Olimpíadas de Inverno, em Pequim, na China. A competição terá início no na próxima sexta-feira (4), até 20 de fevereiro. Dessa forma, o principal motivo é pandemia da Covid-19 e a variante Ômicron.
Principal Liga de Hóquei do mundo veta atletas para China; jogos adiados?
Segundo a ESPN dos Estados Unidos, além da NHL, outras ligas estão sendo bastante afetadas pela nova variante do Coronavîrus. Inclusive, até o último dia 27 os jogos estavam suspensos, mas já foram retomados com as devidas restrições. Está medida, havia sido anunciada no ainda em 2021, em dezembro.
Entretanto, como dito acima já retornaram as atividades. Contudo, a mesma NHL já havia solicitado uma paralisação no começo da temporada de 2022, em setembro. Sendo assim, para evitar maiores casos. Todavia, mesmo com a petição da New Hockey League para que os atletas viajassem para China, não foi possível. Estava tudo caminhando bem, até a chegada da Ômicron com aumento de casos e até mortes. Por conta disso, novos adiamentos tiveram que ser feitos. Com esse novo surto, mais de 50 jogos foram novamente adiados para novas datas.
EUA, Reino Unido, Canadá e Austrália de fora?18:45:00
Dentre os infectados, há sim, vacinados e não vacinados. Nesse ínterim, Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Austrália, anunciaram que um boicote diplomático olímpico. Ou seja, ameaçaram não enviar nenhum atleta para a disputa das Olimpíadas. Por fim, o governo Biden divulgou uma nota falando sobre. Nesta nota, afirmava que nenhum atleta seria enviado para Pequim. Portanto, confira:
Nota publicada pelo Governo Biden
“O governo Biden não enviará qualquer representação diplomática ou oficial para as Olimpíadas de Inverno de Pequim 2022 e os Jogos Paraolímpicos, devido ao genocídio e crimes contra a humanidade da República Popular da China em Xinjiang e outros abusos dos direitos humanos”, disse Jen Psaki, secretária de imprensa da Casa Branca, em 6 de dezembro.
Foto: Destaque VCG/VCG via Getty Images