João Fonseca abriu o jogo sobre o futuro de sua equipe técnica. Em conversa durante a Laver Cup, divulgada pela Coluna Saque e Voleio, do UOL Esporte.

O brasileiro de 18 anos detalhou sua relação com o técnico Guilherme Teixeira, explicou o papel do argentino Franco Davín, ex-treinador de Del Potro e Wawrinka, e deixou claro que está satisfeito com o time.

Não penso em mudar”, afirmou Fonseca.

João Fonseca enaltece entrosamento com seu time e não pretende fazer alterações

A parceria de Fonseca com Guilherme Teixeira vem desde os tempos de juvenil, e o brasileiro fez questão de destacar a importância do treinador em sua evolução dentro e fora da quadra.

O Gui… Eu tenho que agradecer muito por ter encontrado ele. É como se fosse um segundo pai para mim. Não digo só de tênis, digo de fora da quadra. É um grande amigo meu.

O carioca ainda destacou o lado humano e estudioso do técnico.

No fim de semana, eu vou para a casa dele, a gente conversa e, quando eu preciso de ajuda, ele está lá. É muito legal a nossa relação mesmo, e o cara é muito estudioso. Muito estudioso. E eu acho que o mais importante é ele ser humilde.

Foi justamente essa humildade que, segundo João, abriu espaço para a chegada de Franco Davín ao time.

Logo depois que eu ganhei o US Open [juvenil], ele viu que talvez ele precisaria de ajuda. Talvez precisasse de alguém para puxar algumas informações. Daí veio o Franco. Ele pediu ajuda ao Franco, e foi daí que eles começaram a trabalhar.

A evolução de João Fonseca com Franco Davín

O argentino Franco Davín tem no currículo o título do US Open conquistado por Del Potro em 2009, entrou como uma espécie de mentor, não apenas para Fonseca, mas também para Teixeira.

Eu sabia que eles conversavam, mas não sabia que era tão frequente. Até que chegou o momento em que o Guilherme falou comigo sobre o que eu achava de o Franco vir.

Foi o momento em que a gente passou uma semana em Miami, a gente teve várias conversas legais, e eu vi que o Franco é um baita treinador e uma baita pessoa.

O jovem ressaltou que a hierarquia dentro do time é bem definida e que Davín sabe exatamente seu papel.

Ele traz muita experiência e é um cara muito humilde também. Sabe a posição dele dentro do time. Isso é o mais importante. Não está querendo tomar conta de mim, passando por cima do Guilherme.

Eu acho que ele está sendo um mentor, não só para o Guilherme, mas para mim. Eu diria que ele é um treinador do Guilherme.

Em meio às especulações sobre eventuais mudanças após uma temporada intensa no circuito profissional, João Fonseca foi direto.

Estou muito feliz com meu time. Não penso em mudar. Estou muito feliz mesmo, muito unido com eles. Isso eu acho o mais importante.

Siga no mundo do tênis e confira também mais algumas notícias sobre a modalidade aqui no Esportelândia:

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.