O Badminton continua trazendo medalhas para o Brasil no Pan-Americano 2023, e novamente com Sania Lima. A saber, a modalidade faz parte do quadro de esportes da maior competição poliesportiva do continente americano desde 1995.

Neste sentido, o esporte está ficando cada vez mais popular no Brasil e os frutos estão sendo colhidos neste ano. Davi Silva e Sania Lima conquistaram o bronze nas duplas mistas no Pan de Santiago 2023. Confira!

A trajetória do Badminton brasileiro no Pan-Americano

Como dito anteriormente, a estreia do Badminton no Pan foi em 1995, em Mar del Plata, na Argentina. Desse modo, o esporte é disputado pela 8ª vez no Pan-Americano de Santiago. Na modalidade são jogados as chaves de simples, duplas, ambas masculinas e femininas, e a dupla mista.

A primeira medalha do país veio no Pan do Rio de Janeiro, em 2007, quando Guilherme Kumasaka e Guilherme Pardo foram bronze na dupla masculina. Já em 2011, em Guadalajara, Daniel Paiola, foi bronze na simples. Na cidade de Toronto, em 2015, o país teve três medalhas: Hugo Arthuso/Daniel Paiola, prata na dupla, Lohaynny Vicente/Luana Vicente, prata na dupla, Alex Tjong/Lohaynny Vicente, bronze na dupla mista.

Em Lima, no ano de 2019, foi a edição com mais medalhas para o Brasil no Badminton, cinco. Ygor Coelho foi responsável pelo primeiro ouro, na simples, além disso Fabrício Farias/Francielton Farias foram bronze na dupla, Tamires Santos/Fabiana da Silva e Jaqueline Lima/Sâmia Lima, bronze na dupla, Fabrício Farias/Jaqueline Lima, bronze na dupla mista.

Ao longo de todas as edições do Badminton no Pan, o Brasil também foi representado por: Shuang Huang, Leandro Santos, Paulo Fam, Patrícia Finardi, Sandra Cattaneo Miashiro, Cristina Nakano, Min Huai Hao, Fernanda Kumasaka, Paulo von Scalla, Lucas Araújo, Mariana Arimori, Paula Pereira, Luiz Henrique Dias, Marina Eliezer, Paula Beatriz e Artur Silva.

Pan-Americano 2023 e mais um bronze do Brasil no Badminton

A delegação brasileira de Badminton fechou a participação no Pan-Americano de Santiago com três medalhas. Nesta terça-feira (24), Sania Lima e Davi Silva alcançaram a segunda medalha de ambos no torneio após faturarem o bronze na dupla mista.

Os representantes brasileiros iniciaram a sua caminhada na chave mista com um vitória diante de Jonathan Rivas e Diana Soto. O placar foi 2 x 1, com parciais de 21/12, 22/24 e 21/14. Logo depois, eliminaram Luis Navarro e Miriam Perez, do México, com parciais de 21/15 e 23/21.

Na semifinal, Davi Silva e Sania confrontaram Vinson Chiu e Jennie Gai, do Estados Unidos, mas foram derrotados de virada por 2 x 1, com parciais 20/22, 21/16 e 21/16. Dessa maneira, a parceria garantiu outro bronze para o Brasil, já que no Badminton não há disputa pela medalha. 

Após a partida, Sania Lima, que conquistou o segundo bronze no Pan-Americano de Santiago 2023, agradeceu o apoio da torcida. Além disso,  destacou a dificuldade que seria enfrentada, mas saiu feliz de quadra:

Já tínhamos jogado contra eles, sabíamos que ia ser difícil. Demos o nosso melhor e agradeço a todos pela torcida”.

Davi Silva conquista a prata com Fabrício Farias no Pan-Americano 2023

Nesta quarta-feira (25), Davi conquistou a sua segunda medalha no Pan-Americano 2023. Ao lado de Fabrício Farias, o jogador foi medalhista de prata da competição após uma disputa muito parelha contra Kiyoshi Yakura e Xingyu Dong, do Canadá.

Os dois jogaram muito bem, mas levaram a virada e foram superados por 2 x 1, com parciais de 21/19, 15/21 e 18/21, no Centro de Treinamento Olímpico. A saber, essa foi a melhor participação brasileira na categoria desde 2015, em Toronto, quando Hugo Arthuso e Daniel Paiola ficaram com a prata. 

Sobre a conquista, Davi Silva, de 20 anos, admitiu a falta de experiência, porém mostrou foco nas próximas participações e perseverança para conquistar resultados melhores na continuação de sua carreira:

Faltou um pouquinho de experiência. Admito que fiquei um pouco tenso, mas é uma sensação muito boa. Achei que seria pior, mas entrei bem tranquilo, estava me sentindo em casa jogando, e isso me ajudou bastante no decorrer do torneio. Vamos para a próxima, levantar a cabeça”.