O Mundial de Esportes Aquáticos segue a todo vapor em Fukuoka, no Japão. Com cinco dias de competições já realizados, alguns países já começam a abrir vantagem no quadro de medalhas.

Sem tanta surpresa, a China é a líder do ranking quando o assunto são medalhas de ouro, os asiáticos já conquistaram 20. Porém, a surpresa vem logo na segunda colocação.

Americanos decepcionam no mundial

Feriu o ego? Americanos mudam quadro de medalhas por conta de desempenho ruim na natação
Icon sport

De fato, a rivalidade entre Estados Unidos e China sempre aparece quando o assunto é quadro de medalhas, já que os dois países normalmente lideram e são referências em muitas modalidades esportivas.

Porém, neste Mundial de Esportes Aquáticos de 2023, os americanos estão decepcionando, no quadro geral o país aparece somente na quinta colocação, com apenas três medalhas de ouro conquistadas.

No entanto, é preciso ser dito que os norte-americanos seguem sendo uma potência e quando o assunto é medalhas conquistadas no quadro geral, aparecem na segunda colocação, com 3 ouros, 15 pratas e 13 bronzes, somando 31 subidas ao pódio.

O que vem pesando contra os Estados Unidos é a falta de ouros, perdendo de lavada para a Austrália, que conquistou 12 até o momento. Esse desempenho fez a NBC mudar a forma de classificação do quadro de medalhas para quem subiu mais vezes ao pódio.

O quadro acima mostra o desempenho apenas na natação e se estivesse no modelo original, os americanos seriam apenas os terceiros colocados, atrás da Austrália e da China.

Brasil no Mundial de Esportes Aquáticos

O Brasil também não conseguiu grandes resultados até o momento no mundial. O país tem somente uma medalha de bronze que foi conquistada por Ana Marcela Cunha, na maratona aquática de 5km.

Confira também nossos outros conteúdos:

Thiago Felipe Camargo Content Sub-Coordinator

Editor no Esportelândia. Criador e administrador da página Surf News Brasil, uma das maiores referências de informação sobre Surf no Brasil. Passagens por PL Brasil e Quinto Quarto. Está no Esportelândia desde 2022.