Considerado por muitos como o melhor jogador da história do futsal, Falcão decidiu revelar detalhes como a categoria é importante no desenvolvimento dos atletas que acabam indo para o futebol. Portanto, o ex-camisa 12 que deixou seu nome registrado na Seleção Brasileira declarou: “Quem joga futsal tem facilidade para jogar campo. Quem nunca jogou futsal e vem do campo, o cara não sabe nem como anda.”
Dessa forma, Falcão explicou o que acontece nas peladas de final de ano quando o encontro entre jogadores de futsal e de campo: “Quando a gente faz essas peladas de final de ano de futsal, os caras falam: para onde eu vou? É uma realidade.” Na sequência, Falcão falou sobre a formação de crianças:
“No futsal, você pega um menino de onze anos, ele é goleiro. O menino de 11 anos que é goleiro, você vai pôr ele no campo, vai três bolas no gol, ele vai tomar os três gols. Você pega o mesmo menino e coloca na quadra, ele tomará quarenta bolas, ele vai tomar dez gols, mas ele pegará vinte. Você tem reação.”
O ídolo do futsal seguiu falando sobre outras posições: “O lateral vai ser um lateral que marca e ataca bem. Um zagueiro que faz futsal com onze, doze anos, que eu acho que os clubes tinham que fazer esta interligação por o cara ser grande e forte, ele é um zagueiro. Agora põe esse grande e forte no futsal com doze anos. Ele vai ser um zagueiro com bom passe, porque no futsal você não pode errar. No campo, você dá três chutões para frente, você é um zagueiro.”
“Agora pega esse cara e melhora ele tecnicamente. Pega um volante que desarma e corta uma linha de passe para o atacante. Pega um atacante que sabe marcar. Pega um meio que preencha o espaço. Então, O futsal melhora qualquer característica de qualquer jogador de campo.”
Ver essa foto no Instagram
Falcão teve passagens pelo futebol
Ídolo no futsal, Falcão teve passagens pelo futebol. Assim, a mais repercutida foi quando o craque esteve no São Paulo. Porém, não teve tanto sucesso. Ele ficou apenas seis meses no clube paulista, onde realizou treze partidas.
Confira também:
Jornalista e formado em análise de desempenho (Futebol). Comentarista das rádios Bate Fundo Esportivo e Web MF. Passou por FNV Sports, PL Brasil, Strikers, OFutebolero e Futebol na Veia. Está no Esportelândia desde 2023. Apaixonado por grandes histórias.