Smartphones e notebooks mantêm fãs de esportes informados de eventos esportivos no mundo inteiro em tempo real

O ano de 2021 tem sido um período de grandes eventos esportivos, principalmente em relação ao futebol. Logo após a histórica final inglesa na Champions League, com o Chelsea levantando o troféu mais importante do futebol europeu graças a uma vitória por 1 a 0 sobre o rival Manchester City, jogadores das melhores ligas do mundo se reúnem agora em campeonatos continentais de seleções – a Copa América e o Campeonato Europeu – para trazer mais glórias aos seus respectivos países.

Não só o futebol merece tanta atenção, uma vez que as Olimpíadas de Tóquio também estão próximas. De fato, o evento terá início no dia 23 de julho, com o Brasil tendo esperanças de ganhar medalhas de ouro em modalidades que vão desde o supramencionado futebol até o skate e a canoagem.

Até os anos 2000, o método mais comum de acompanhar tantos eventos era zapear de canal em canal, buscando aqueles com cobertura diária de eventos esportivos e com a transmissão dos jogos em si. Nos tempos atuais, com supercomputadores em nossos bolsos e internet de boa qualidade em boa parte das cidades brasileiras, canais a cabo têm declinado em favor de websites e aplicativos dedicados a este tipo de cobertura, mantendo seus usuários conectados e informados em tempo real quanto aos desenvolvimentos que ocorrem no âmbito esportivo.

 

Várias plataformas para se manter informado

Um dos métodos mais comuns de acompanhar eventos esportivos hoje em dia é por meio de smartphones. Há mais de 10 anos, telefones celulares com tantas funções não eram fáceis de acessar por parte dos consumidores com menor poder aquisitivo. Mas a popularização dos smartphones, assim como o seu barateamento, mudou esse cenário por completo.

Assim, é possível fazer o download gratuito de vários aplicativos dedicados ao esporte tanto na Play Store quanto na App Store. Alguns dos mais famosos são o SofaScore e o theScore, que dão a oportunidade de acompanhar não só eventos esportivos tradicionais como também os famigerados esportes eletrônicos, também conhecidos como eSports, que poderão marcar presença nos Jogos Olímpicos no futuro.

Outra maneira de acompanhar eventos e obter resultados esportivos é por meio dos browsers de internet. Alguns websites, como a Oddspedia, possuem uma grande versatilidade ao passo em que permitem acessar todos os seus recursos tanto via PC quanto via celular. Sites do gênero também têm a vantagem de oferecer não só o acompanhamento de resultados esportivos, mas também as chances de vitória de atletas e de equipes através das “odds” de aposta de várias plataformas. Tal fator adiciona mais um nível de engajamento aos fãs de esporte, uma vez que é possível usar tais chances de aposta como uma maneira de prognóstico para seus times e atletas favoritos.

 

Ainda assim, as facilidades tecnológicas e seus avanços não indicam que canais de TV, jornais impressos e outros veículos tradicionais de imprensa estejam prestes a ser varridos do mapa. Alguns destes meios têm feito o melhor esforço para evoluir ao lado destas novas tecnologias, com destaque para canais de TV como SporTV e ESPN, que há alguns anos permitem a seus assinantes assistir a eventos em tempo real e também em vídeo sob demanda.

No fim do dia, o que importa é se manter informado e ter em mãos a informação certa no menor tempo possível. Algo que antes só era possível ser feito através de uma banca de jornal ou de uma sala de estar com TV a cabo, pode ser feito nos tempos atuais por meio dos nossos vários eletrônicos de ponta.

Salvar