No cenário de competições de bodybuilding, a preparação para os palcos exige atenção em todos os detalhes, incluindo o bronzeamento corporal dos atletas por meio do uso de uma tinta corporal de fisiculturismo.
A tinta corporal de fisiculturismo serve para realçar os contornos musculares, os aprofundamentos das divisões musculares e garantir uma nitidez ainda melhor sob as luzes do palco.
Diante disso, muitos competidores recorrem a uma técnica comum: a aplicação de Pro Tan, uma tinta corporal de fisiculturismo normal de se encontrar no mercado. Porém, há uma tinta que recebe proibição em importantes competições, como o Mr. Olympia: a Dream Tan.
A Dream Tan, a tinta corporal de fisiculturismo que é proibida nas competições
A Dream Tan é conhecida por sua tonalidade de bronze extremamente visível, conferindo aos atletas uma aparência até mesmo dourada.
Enquanto algumas tintas tendem a oferecer um tom mais discreto, parecido com um bronzeamento, a Dream Tan chama a atenção por literalmente pintar os atletas de dourado.
Apesar de apresentar uma real melhora no aspecto de visibilidade dos músculos, a Dream Tan tem uma baixa capacidade de fixação na pele. Isso significa que a tinta tem uma tendência a sair sujando qualquer superfície com a qual entre em contato.
Assim, a Dream Tan acaba sendo propensa a manchar roupas, equipamentos e até mesmo a área de backstage, onde os atletas aquecem antes de competir.
Essa falta de aderência no corpo do atleta é um dos principais motivos dela ser proibida. Além disso, é importante que, por ser um esporte visual, todos no palco estejam minimamente parecidos visualmente para melhor julgamento.
Devido a essas características, a Dream Tan é estritamente proibida em competições sancionadas pela NPC (National Physique Committee), a principal organização de fisiculturismo amador nos Estados Unidos. Além de, obviamente, pela IFBB Pro League, a liga profissional de fisiculturismo.
Confira um trecho de um atleta posando com Dream Tan a seguir.
Ver essa foto no Instagram
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.