A 10 semanas do maior evento do fisiculturismo mundial, Rafael Brandão surpreendeu os fãs com uma revelação inesperada. Após enfrentar um problema de saúde no início do ano, o brasileiro ainda não tem presença garantida no Mr. Olympia 2025.
Segundo ele, o próprio coach chegou a aconselhar que ficasse de fora desta temporada. Mas a evolução recente reacendeu uma chama poderosa e, mesmo incerto, Brandão mostra-se determinado a brigar contra o relógio, o corpo e a mente.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp, Grupo do Telegram ou Canal de Transmissão!
- Siga o Esportelândia nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram, Bluesky, Threads e LinkedIn.
Entre a glória e o limite: a batalha mental de Rafael Brandão rumo ao Mr. Olympia 2025
O físico pode não estar no seu auge ainda. Mas a mente de Rafael Brandão nunca foi tão forte. Em um vídeo publicado em seu canal, ele detalhou a montanha-russa emocional que enfrentou para sequer cogitar estar em Las Vegas este ano.
Eu briguei muito com a minha cabeça, com a minha mente, pra poder estar aqui nesse momento. Pelo coach, eu não competiria esse ano. Desde o começo ele falou que talvez não fosse válido. Mas eu quis tentar. E meu corpo começou a responder.
Mesmo diante das adversidades, o atleta brasileiro mostrou resiliência e seguiu com os treinos nos Estados Unidos. A decisão final, no entanto, será tomada em quatro semanas.
Se o coach olhar e disser que não dá, eu vou respeitar. Mas estou confiante de que meu físico vai continuar evoluindo. Tenho certeza de que estou no melhor que poderia estar diante de tudo que aconteceu.
O peso da mente e da decisão de Rafael Brandão
Além da forma física, Brandão tem muito foco no impacto da mentalidade. Para ele, é esse o diferencial que pode colocá-lo entre os melhores no Mr. Olympia. Jorlan Vieira, um dos treinadores referência no fisiculturismo, comentou o que espera do brasileiro:
Todo mundo treina, mas o que faz diferença é como se treina. Mentalmente falando. A entrega. E treinar ao lado do Keone Pearson, campeão da 212, tem sido um presente. A energia, o propósito, a mentalidade de vencer, tudo isso muda o ambiente.
Jorlan Vieira também reforçou o impacto disso tudo na preparação de Brandão. Como o bodybuilder tem compromissos no Brasil e vai voltar de Las Vegas, o treinador tem medo que Rafa saia do foco:
Se eu fosse o Rafa, nem voltava pro Brasil. O grau de energia e mentalidade que ele tá ali, eu tenho medo de que, ao voltar, ele perca isso. A cabeça dele tá sendo o diferencial.
As próximas 4 semanas serão decisivas
Brandão confirmou que voltará ao Brasil para o aniversário da filha, mas pretende retornar logo em seguida aos EUA, onde concentra seus treinos. A decisão sobre sua presença no Mr. Olympia será tomada ao lado do coach Neil Hill.
Quero ficar no máximo duas semanas no Brasil. Vou deixar até uma mala aqui. Se depender de mim, volto o quanto antes. Meu físico mudou muito desde que cheguei. Acredito que posso competir, e apresentar algo até melhor do que no Arnold Ohio.
Rafael Brandão vai competir no Mr. Olympia 2025?
Ainda não há confirmação. Ele deixou claro que só competirá se estiver em condições reais de disputar em alto nível. Caso contrário, será mais um ano em que Rafael abrirá mão de participar do maior palco do bodybuilding.
Eu acredito, realmente, que eu vou conseguir competir, que eu consigo apresentar um fisco parecido com o que eu apresentei no Arnold Ohio e já estarei mais competitivo do que eu estava no ano passado.
Mas só daqui a 4 semanas o coach vai analisar meu físico de novo e decidir se dá para competir ou não. Mas a gente tem que continuar a preparação e ver o que ele vai falar.
Qual foi o problema de saúde de Rafael Brandão?
Em entrevista ao Esportelândia no início do ano, Brandão comentou estar com a Síndrome do intestino impermeável (Leaky Gut), optando por retornar aos palcos apenas no Mr. Olympia.
Como está a preparação de Rafael Brandão atualmente?
Segundo ele, está estável, com peso em torno de 132-133 kg e físico sólido. A preparação tem sido em alto nível, especialmente ao lado de Keone Pearson, com quem compartilha treinos intensos e motivacionais.
Continue no Esportelândia e leia mais sobre fisiculturismo:
- [Entrevista] Rafael Brandão analisa rivalidade com Samson Dauda e detalha planos no Mr. Olympia 2025
- Campeão do Mr. Olympia, Samson Dauda vai treinar com Rafael Brandão no Brasil
- Rafael Brandão e Jorlan se espantam com atualização de shape de Caike Pro: “Uma máquina”
- “Teria pegado top 5”, Rafael Brandão traça estratégia para o Mr. Olympia 2025 após comentários de juízes
- Com Rafael Brandão e Zancanelli, Grupo Smart Fit lança academia Nation CT para moldar fisiculturistas