A IFBB Pro League anunciou nesta semana uma mudança significativa em suas regras de qualificação para o prestigioso Mr. Olympia.
A partir da edição de 2023, os três mais bem classificados de todas as categorias terão garantida sua vaga na próxima edição do Olympia.
Veja: REIS SEM COROA: esses são os melhores fisiculturistas da história que não ganharam o Olympia
Antes, a regra dizia o mesmo, porém, em relação à categoria Open, houve uma diminuição, já que a disputa mais pesada do esporte admitia os cinco melhores.
Essa mudança promete trazer uma dose extra de competitividade para a próxima temporada de fisiculturismo profissional. Além disso, abrirá espaço para que novos talentos brilhem nos palcos do Olympia.
Ver essa foto no Instagram
Quem se qualifica para o Mr. Olympia 2024?
A decisão de ampliar as vagas para o Olympia reconhece o aumento na qualidade e competição em todas as categorias.
Outro ponto que vale destaque com o novo limite de qualificados por classe é a oportunidade única para que atletas talentosos que ficarem no top 5 da Open possam disputar shows classificatórios.
A categoria Open, que tradicionalmente tinha cinco vagas garantidas no Olympia, agora terá apenas os três melhores automaticamente garantidos no próximo ano.
Isso não apenas eleva o nível das competições, mas também incentiva os melhores do mundo a competirem mais vezes durante o ano.
As outras categorias do Mr. Olympia irão continuar com a mesma regra
Ver essa foto no Instagram
Para atletas de outras categorias, como Classic Physique, 212, Bikini, Figure, Wellness e Men's Physique, a mudança nas regras não interfere de maneira direta.
Veja: SEM BRASILEIROS NO OLYMPIA 2023: categorias não contam com atletas nacionais, entenda!
Como já era antes, os três mais bem classificados em cada categoria poderão avançar diretamente para o próximo Olympia. Isso pode proporcionar a eles a chance de descansarem e melhorarem o físico durante o hiato entre os shows.
Em resumo, a decisão da IFBB Pro League de modificar o número de vagas para o Olympia a partir deste ano é uma mudança que repercutirá em todo o mundo do fisiculturismo.
Veja: TREINADOR DO RAMON DINO EXPÕE PONTO FRACO DO BRASILEIRO
Ela abre as portas para vermos grandes nomes da Open competindo em shows menores, incluindo, possivelmente, o Arnold Classic Brasil.
Assim, ocorre o aumento da competição em todas as categorias e torna o Olympia ainda mais emocionante e imprevisível.
Vá além do mundo do fisiculturismo! Confira também nossos outros conteúdos:
- CBLOL: conheça tudo sobre o torneio
- Físico de atleta de MMA assusta até bodybuilder. Veja!
- Jogadores bons e baratos para o Modo Carreira no EA FC 24
- Verstappen e Cruyff: quando a genialidade une as pistas e os gramados
- Os 10 melhores skatistas do Brasil
- Gabriel Medina fecha acordo gigante com empresa de suplementos
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.