O atleta de fisiculturismo Gorila Albino, da categoria Wheelchair Bodybuilding, para cadeirantes, tem conquistado o coração de muitos fãs não apenas pela sua impressionante trajetória no esporte, mas também pela sua superação diante das adversidades.
Recentemente, Gorila, apelido de Josué Monteiro, fez uma escolha corajosa que está gerando bastante repercussão: ele decidiu adiar uma cirurgia que poderia ajudá-lo a voltar a andar para seguir seu maior sonho: conquistar o título de Mr. Olympia.
Mas não uma vez, ele quer ser campeão cinco vezes. Em vez de focar na recuperação física, o atleta escolheu continuar seu caminho no fisiculturismo, mesmo com as limitações de sua condição. Sua escolha rendeu alguns hates em suas redes sociais, enquanto seus seguidores apoiaram sua escolha.
É uma situação delicada, porque fiz um vídeo motivacional antes de ir para o Olympia desse ano, onde falava sobre minha condição. Tem essa possibilidade de eu voltar a andar.
Hoje, não 100%, porque agravou minha situação, atrofiou mais os meus nervos. Tive a oportunidade e não vou fazer a cirurgia porque quero ser campeão do Mr. Olympia. É o meu sonho.
Ver essa foto no Instagram
Gorila Albino adia cirurgia para voltar a andar e quer ser campeão do Mr. Olympia primeiro
A decisão de adiar a cirurgia e continuar focado no fisiculturismo foi uma escolha difícil. O atleta enfrenta desafios significativos na sua vida, como qualquer outro cadeirante. Entretanto, a cirurgia melhoraria sua condição, mas envolve múltiplas etapas, como ele explicou:
No total, são seis cirurgias que preciso fazer, três por cada perna, ou seja, são três etapas: tendão de Aquiles, a junta dos joelhos e a virilha. É um negócio complicado. Terei que ficar meses ou até anos sem competir.
Gorila, no entanto, está focado em algo ainda maior: tornar-se cinco vezes campeão do Mr. Olympia, o maior evento do fisiculturismo. Para ele, alcançar esse feito é mais importante do que qualquer procedimento cirúrgico.
Quando Deus permitir, independentemente de quanto tempo demore, quando eu completar no máximo de cinco Olympias, me tornar cinco vezes campeão, aí eu penso em fazer minha cirurgia.
Gorila Albino e seus fãs lutam contra os haters da internet
Mesmo recebendo críticas de algumas pessoas, que não compreendem sua escolha, Gorila Albino se mantém firme em sua missão. Ele reconhece o apoio de sua base de fãs, que o considera mais do que apenas um atleta. Bem como ele os considera família:
Para mim, meus seguidores não são apenas números, são minha família. E para essa família que me acompanha, me apoia, eu nem preciso me pronunciar. O pessoal já vai por mim. Eles respondem os haters.
Gorila Albino também destacou a importância do apoio de seus parceiros e amigos, como o influenciador Léo Stronda, e os donos da Growth, sua patrocinadora, Edu e Fernando, que estão com ele independentemente de sua decisão: “A Growth é uma família”.
Eles me disseram: ‘Não vamos deixar você. Se você fizer sua cirurgia ou não, vamos estar com você de qualquer jeito'. Por isso eu falo de coração aberto: a Growth é uma família.
Coordenador do Esportelândia desde 2021, é jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo. Autor do livro “Os Mestres do Espetáculo”, que está na biblioteca do Museu do Futebol de São Paulo. Passou por Jovem Pan, Futebol na Veia e PL Brasil.