Exercícios de alongamento são componentes fundamentais em qualquer atividade física, e desempenham um papel crucial no aquecimento dos músculos antes da prática e na recuperação muscular pós-jogo.

O futebol, que é um esporte com movimentos rápidos e ágeis, possui grande importância no sentido de rotinas de exercícios de alongamento.

Realizar alguns dos mais importantes pode acabar reduzindo o risco de lesões comuns, como rupturas musculares e cãibras.

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8 melhores exercícios de alongamento para fazer antes do futebol

A realização de exercícios de alongamento apropriados, no momento certo, pode contribuir para a prevenção de lesões, especialmente em um esporte dinâmico como o futebol.

De fato, executar esses oito exercícios antes da sua partida pode trazer inúmeros benefícios. Além de, claro, melhorar seu desempenho no esporte.

1. Alongamento de psoas

Futebol: melhores exercícios de alongamento para melhorar sua desempenho

Os flexores de quadril, essenciais para a potência do chute, necessitam de alongamento adequado para prevenir rupturas.

Um exercício focado nos flexores do quadril e no alongamento do psoas é benéfico para garantir a flexibilidade desses músculos.

2. Alongamento de quadríceps em pé

Futebol: melhores exercícios de alongamento para melhorar sua desempenho
Decathlon

Da mesma forma que o item anterior, os quadríceps, responsáveis por corridas e chutes, podem ser propensos à fadiga.

Assim, acaba sendo crucial realizar um alongamento em pé para reduzir a probabilidade de desconforto na região.

3. Alongamento de panturrilha

O músculo da panturrilha, que fica em uso durante as movimentações no campo, merece atenção especial.

O alongamento da panturrilha em pé é uma prática essencial para prevenir a fadiga e possíveis distensões. Além da famosa e temida câimbra.

4. Alongamento de glúteo deitado

Futebol: melhores exercícios de alongamento para melhorar sua desempenho
CBF

Outro ponto focal durante uma partida de futebol e merece atenção la lista de melhores exercícios de alongamento é o glúteo.

O alongamento do piriforme, localizado abaixo dos glúteos, acaba sendo essencial para relaxar e abrir os quadris, possibilitando mudar de direção sem correr o risco de lesões.

5. Alongamento de virilha sentado

O alongamento de virilha sentado, muitas vezes chamado de “borboleta”, é uma prática recomendada para jogadores de futebol.

Este exercício pode proporcionar um alongamento abrangente para vários músculos da coxa e da virilha.

6. Alongamento de quadril e parte baixa das costas

Da mesma forma que o de virilha, o alongamento do quadril e parte inferior das costas é eficaz para abrir os quadris e esticar os músculos lombares.

7. Alongamento de posterior sentado

Os isquiotibiais, localizados no posterior de coxa, são fundamentais para suportar as demandas do futebol, podendo se beneficiar do alongamento sentado específico para preservar a região.

8. Alongamento simples de ombro

Encerrando a lista de melhores exercícios de alongamento com o dos ombros, que pode contribuir para a abertura do peito e relaxamento da região antes da prática do futebol.

Afinal de contas, ninguém quer ter um ombro deslocado durante uma dividida.