O clima esquentou antes do Mr. Olympia Brasil 2025. O brasileiro Fábio Júnio, top 18 do Mr. Olympia de Las Vegas, está pronto para encarar o americano Terrence Ruff, o Ruff Diesel — atual campeão do New York Pro e do Pittsburgh Pro.

Em entrevista exclusiva ao Esportelândia, o goiano de Itumbiara-GO garantiu que chega para mostrar sua melhor versão da vida e prometeu “passar o carro” no rival que já venceu em Dubai, em 2023, ecoando o que disse seu treinador, Marcelo Cruz

“Ele vai passar o carro no Ruff Diesel!”

O confronto de gigantes: Fábio Júnio x Ruff Diesel no Mr. Olympia Brasil

Fábio Júnio chega ao Mr. Olympia Brasil com a confiança em alta. Depois de enfrentar dificuldades em Las Vegas, o atleta afirma que está pronto para surpreender novamente o público e os árbitros.

Minha expectativa no Mr. Olympia 2025 era entrar no top 10. Não consegui por causa de uma intoxicação alimentar. Foi muito triste, porque me preparei um ano inteiro para esse campeonato.

Voltei decidido a mostrar que aquele físico de Las Vegas não representa quem eu sou. Domingo, o público vai ver um Fábio Junior totalmente diferente.

Motivado e recuperado, o goiano garante que a performance será o reflexo de meses de dedicação intensa.

Quero mostrar que estou muito próximo de estar no topo do Mr. Olympia. Quando ele decidiu vir, fiquei ainda mais motivado. Claro, não vai ser fácil, ele (Ruff) é top 3 do mundo, mas estou preparado para tudo.

O foco é garantir vaga para o próximo Mr. Olympia

Fábio já ganhou um título no Rio de Janeiro antes do Mr. Olympia de Las Vegas. Agora, o atleta precisa vencer dois campeonatos para garantir vaga no Olympia. Ou seja, o 1º lugar em São Paulo, no Olympia Brasil, garante Fábio no maior torneio de fisiculturismo do mundo.

Já garanti uma vaga no Rio e quero conquistar outra ainda este ano para planejar uma preparação mais longa para 2026. Quero melhorar os pontos que ainda preciso e chegar na minha melhor versão. Esse ano não foi o meu, mas o próximo vai ser.

Vai “passar o carro” em Ruff Diesel?

O comentário de seu treinador, Marcelo Cruz, provocou risadas — e confiança em Fábio. Quando pergunta se passaria o carro no americano, Junio não titubeou e ecoou o que foi dito pelo técnico:

Passar o carro? (risos) Com certeza dá. No palco a gente não está tão distante um do outro. Então, quem errar menos vai ser o campeão. Ele é excelente, mas nada é impossível para Deus. Eu acredito muito no meu potencial e domingo vou chocar o mundo com a minha vitória.

Fernando Sardinha, que acompanhou o duelo de Fábio Junior e Ruff Diesel em Dubai, em entrevista ao Esportelândia, enfatizou que o atleta do Brasil foi injustiçado e Ruff Diesel favorecido, disse que em 2025 os atletas estarão muito parelhos, mas o favoritismo é do americano.

Na teoria, o Ruff está na melhor forma da vida, e o Fábio também. O Ruff já foi vice-campeão do Mr. Olympia. Então, ele já entra praticamente no primeiro confronto. É como se ele tivesse “um degrau acima”.

Na minha opinião, Ruff, Fábio e Zardo (Rogério Felizardo) vão dar o primeiro “pega”. Acho que os três primeiros ali vão estar juntos na primeira chamada. Claro que tem outros que podem aparecer ali, mas esses três com certeza estarão.

Fábio Junio quer revanche com Ruff Diesel e provar injustiça em Dubai

Em 2023, Fábio Junior e Ruff Diesel se enfrentaram em Dubai, e o brasileiro saiu por cima, apesar da derrota. O americano levou o título, mas muitos especialistas apontaram uma injustiça com Junio e afirmaram que o goiano venceu o show.

Quem ganhasse naquele dia, ninguém ia reclamar. Muita gente falou que eu ganhei, e domingo não vai ser diferente.

Fábio Junio comenta vitória de Ramon Dino e o respeito aos brasileiros

Fábio Junio está com a confiança em alta com seu preparo físico para o Olympia Brasil, ainda mais após o título de Ramon Dino no Mr. Olympia global na semana passada. O atleta acredita que o respeito internacional pelos brasileiros está cada vez maior.

A vitória do Ramon foi muito importante. Mostra que o Brasil tem grandes potências e vai trazer mais visibilidade para o nosso esporte.
Vai inspirar mais pessoas e provar que somos uma potência mundial. Fiquei muito feliz com a vitória dele e, se Deus quiser, um dia também vou ser campeão representando o Brasil lá em Las Vegas.

Se antes do título de Ramon o Brasil já era respeitado como potência em ascensão no fisiculturismo, agora, os estrangeiros estão começando a ficar com medo, afirma Fábio Junio.

Pode ter certeza que eles sentem medo dos brasileiros, sim (risos). Às vezes não podem falar, mas pelo olhar dá pra ver. A gente chega sempre bem condicionado, sempre perigoso.

Se um deles vacilar, vai perder. Então, com certeza há respeito e até um pouco de medo. Se colocar lado a lado, estamos de igual para igual. Eles não vão admitir, mas tem medo dos brasileiros.

Quando acontece o Mr. Olympia Brasil 2025?

A Classic Physique do Mr. Olympia Brasil 2025 ocorre neste domingo, 19 de outubro, reunindo alguns dos grandes nomes do fisiculturismo brasileiro em São Paulo. O americano Ruff Diesel é o representante estrangeiro. Às prévias começam às 13h e as finais às 16h.

Quem é Ruff Diesel?

Terrence Ruffin, conhecido como Ruff Diesel, é um dos maiores nomes da categoria Classic Physique. Ele é bicampeão do Arnold Classic Ohio e atual top 3 do Mr. Olympia.

Quantos brasileiros estão classificados para o Mr. Olympia 2026?

Atualmente, sete brasileiros já garantiram classificação automática para o Mr. Olympia 2026 por terem ficado dentro do top 3 da última edição:

  • Ramon Dino
  • Natália Coelho
  • Eduarda Bezerra
  • Isa Pereira Nunes
  • Lucas Garcia
  • Leyvina Barros
  • Zama Benta

Ainda tem uma lista de atletas que podem participar por alguns motivos:

  1. Rafael Brandão não foi em 2025 por lesão (vaga fica guardada para 2026)
  2. Livinho não conseguiu visto para os EUA (vaga fica guardada para 2026)
  3. Francielle Mattos fez uma pausa na carreira e é ex-campeão (tem vaga vitalícia)

Continue no Esportelândia e leia mais sobre fisiculturismo:

Eric Filardi Content Coordinator

Coordenador do Esportelândia desde 2021, é jornalista pós-graduado em Jornalismo Esportivo. Autor do livro “Os Mestres do Espetáculo”, que está na biblioteca do Museu do Futebol de São Paulo. Passou por Jovem Pan, Futebol na Veia e PL Brasil.