Após conquistar o título de campeão da Classic Physique no Mr. Olympia Brasil 2024, Ramon Dino voltou a enfrentar um problema que já havia prejudicado anteriormente: o suor no palco.
Com mais um episódio de suadouro, seu coach, Chris Aceto, se pronunciou publicamente sobre a situação, especialmente após ter sido alvo de diversas críticas por parte de fãs do Ramon Dino.
Chris Aceto fala sobre suor de Ramon Dino
O problema de suor excessivo em competições não é novo para Ramon Dino. No Mr. Olympia 2024, realizado pouco antes do Olympia Brasil, o brasileiro já havia tido sinais de excesso de transpiração.
Quando o problema se repetiu no palco do Olympia Brasil, os questionamentos sobre o preparo de Ramon Dino para os grandes eventos ganharam força, e as críticas se voltaram para Chris Aceto, seu coach.
Diante da pressão, Aceto decidiu abordar o tema publicamente em podcast internacional apresentado por Dave Palumbu, explicando as possíveis causas do suor excessivo que afeta o desempenho de Ramon em competições.
Chris Aceto admitiu que o problema de suor excessivo já havia sido observado em outros shows e competições de Ramon.
Ele comentou que, inicialmente, não havia dado muita atenção à teoria de que o açúcar poderia estar causando o problema, mas depois passou a considerar a possibilidade.
Eu carbei ele demais entre as pesagem e as prévias no Mr. Olympia. Se você estiver em uma alta ingestão de carbos no dia e você come um pouco a menos, seu corpo pode perceber como baixo e, assim, pode afetar o nível de açúcar no sangue. Se você olhar para trás, ele suou em muitos shows desse jeito. Pode ser que o suor seja por causa de baixa de açúcar no sangue (após o pico drástico causado pelos doces que Ramon come)
Veja o trecho completo no post abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Mais detalhes sobre o caso
A teoria de Aceto sobre o suor excessivo de Ramon envolve uma reação do corpo ao consumo de açúcar antes de subir ao palco.
Segundo o treinador, quando o corpo recebe uma alta ingestão de carboidratos e depois sofre uma leve redução, o organismo pode interpretar isso como um sinal de baixa de açúcar no sangue.
Esse desequilíbrio pode gerar uma resposta fisiológica que inclui a sudorese intensa. A transpiração, nesses casos, pode ser o resultado de uma queda no nível de açúcar no sangue após um pico causado pela ingestão de alimentos ricos em açúcar.
A resposta do corpo a essa variação é uma das hipóteses para explicar por que Ramon Dino tem enfrentado esse problema em suas últimas apresentações.
Vale lembrar que isso não é exclusivo de Ramon Dino e pode ocorrer com outros atletas que seguem dietas de fisiculturismo, especialmente em períodos críticos como os dias de competição.
Veja outros textos sobre fisiculturismo:
- “Foi uma loucura”, esposa de Ramon Dino revela qual foi o grande desafio para o Mr. Olympia Brasil
- Ramon Dino admite grave erro no Mr. Olympia Brasil 2024
- Ramon Dino abre o coração sobre ser campeão no Brasil: “Não tem preço”
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.