Leisa Canova, a principal árbitra do Novice Open 2022, concedeu entrevista ao Esportelândia logo após o campenato da SPFF.

De fato, o evento de fisiculturismo do último dia 26 foi um sucesso, contando com inúmeros atletas com ótimos físicos.

Assim, vale a pena conferir tudo que a árbitra tem a dizer a respeito do que ela viu nesse evento, que é considerado um dos maiores de São Paulo.

Árbitra do Novice Open comenta sobre o nível do campeonato 

Reprodução/Bendet
Reprodução/Bendet

Antes de mais nada, vale dizer que o Novice Open 2022 teve mais de 8 categorias, contando com femininas e masculinas.

Além disso, ao todo, o campeonato contou com a presença de mais de 100 atletas que mostraram ótimos físicos.

Este fator é ainda mais impressionante levando em conta que muitos coachs escolhem este evento como forma de iniciar o atleta no esporte.

Diante desse aspecto, Leisa comentou um pouco sobre o quão alto estava o nível da competição.

O nível estava super bom. É um novice, os atletas estão estreando. Eles vieram aqui como primeira experiência deles, a partir de agora eles vão ter noção do que melhorar, como são os adversários, o que estava errado e o que estava certo.

Ainda nesse âmbito, é importante salientar que esse pode ser o começo da jornada de um futuro Mr. Olympia.

Isso daqui foi para iniciantes. Você imagina, essa é a primeira vez deles como atleta. A partir daí vocês já vão ver esses caras em outros campeonatos e aí eles já vão ter dado uma lapidada na roupa, na maquiagem, na postura, no físico,  na massa muscular. Tem que ter um começo e esse começo aqui é bem legal porque a gente dá a maior força para eles.

O tratamento diferente com os atletas iniciantes da SPFF

Diante disso, há outro fator bastante evidente em campeonatos desta federação que é a tentativa de ensinar o atleta a ser fisiculturista.

Para isso, a arbitragem pode dar conselhos durante as poses e até guiar os competidores.

A gente quer ensinar e moldar os atletas. Mas assim, dar liberdade, eles começaram agora, então a gente tem que ensinar a ir no caminho certinho sem atropelar nada.

Por fim, Leisa Canova falou sobre como a arbitragem da SPFF trata a interação pós show com os competidores.

A gente se mistura com os caras, durante a semana eles ligam e a gente conversa. Tem vezes que marcamos uma reunião na academia com eles para ver o que está errado e apontar onde podem melhorar o físico.