Desde o início do conflito entre a Rússia e Ucrânia, países e orgs têm feito punições aos russos. No CS:GO não foi diferente, há chances de o futuro de alguns times ser afetado. Isso pode influenciar as duas melhores equipes do mundo, NAVI e Gambit.
Primeiro, a Blast fez o anúncio em seu Twitter, de que as equipes com base russa não vão receber convites para os próximos campeonatos. A empresa promove grandes eventos, inclusive qualifiers para o major. Além disso, decidiram cancelar o RMR da região CIS.
Blast Premier:
— BLAST Premier 💥 (@BLASTPremier) March 1, 2022
Segundo o comunicado:
“Devido aos conflitos na Ucrânia, nenhum time com base na Rússia vai ser convidado para jogar nossos eventos em um futuro próximo. Nosso qualificatório CIS, também foi cancelado. Nós lamentamos aos fãs e jogadores da região CIS por essa decisão, mas não achamos que é apropriado que esse evento siga em frente, nesse momento. Os Jogos e os E-sports unem pessoas de todas as raças, países e crenças. Nós desejamos que a situação no cenário mundial possa refletir isso o mais rápido possível”
Ainda que a Premier Spring Showdown 2022, o próximo evento da Blast, só acontece no final de abril, as coisas podem mudar até lá. Entretanto, o comunicado acima fala somente sobre os convites. Mas, ainda não é certo se as equipes russas podem se inscrever em competições abertas.
Os times da região CIS:
Por exemplo, a NAVI têm jogadores ucranianos e russos. Mas, sua base é na Ucrânia. Nada foi dito sobre o futuro dos players do time. Mas, sobre as punições de convites, por não ter sua base na Rússia, isso permite com que o time possa disputar camps futuros.
Por outro lado, o segundo melhor time, Gambit possui sua base na Rússia. Além dele, os times Team Spirit, Virtus.pro e forZe também. Em suma, podem ser sujeitos ás punições e não vão receber convites para os campeonatos com restrições.
Campeonatos futuros:
Além da posição da Blast, outras empresas fizeram sanções também. A ESL que antes não cancelou a IEM Katowice 2022 por conta do conflito. Agora declara que os times ligados ao governo russo, estão fora da 15° temporada da ESL Pro League. Um dos grandes campeonatos do cenário.
No entanto, os jogadores podem participar. Se optarem por utilizar nomes neutros, sem se associar a organizações ou patrocinadores russos.
A Elisa Esports também baniu organizações russas de seus campeonatos futuros. A empresa promove eventos tier 2 na Europa.
As a support for Ukraine, all Russian-owned organizations are suspended from participation in Elisa Esports tournaments until further notice.#StandWithUkraine pic.twitter.com/PbdcznugIh
— Elisa Esports (@ElisaEsports) March 2, 2022
“Como um apoio á Ucrânia, todas as organizações que pertencem á russos estão suspensas de participarem nos torneios da Elisa Esports até nova ordem.”
Por fim, para mais notícias sobre CS:GO, fique ligado em nosso site.
Foto destaque: Reprodução/ Blast.
Jornalista por formação e apaixonada por Counter-Strike. Torcedora da Furia, mas sem clubismo por aqui, juro.