Conhecida por faturar uma medalha olímpica em um esporte não tão popular no Brasil, Yane Marques é um marco na história. A ex-atleta competia pelo Pentatlo Moderno e conquistou o bronze nas Olimpíadas de Londres, em 2012.
Em entrevista exclusiva ao Esportelândia, a ex-atleta comentou a importância do evento, explicou sobre a origem e a essência do Pentatlo moderno. Além disso, falou sobre como a modalidade é completa, porque envolve cinco esportes.
Medalha inédita de Yane Marques no Pentatlo Moderno
Mas o que é pentatlo moderno e como surgiu a modalidade
O criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna foi Barão Pierre de Coubertin no ano de 1896. Ele não gostava de esportes coletivos e também da presença de mulheres nas competições. O Barão se inspirou nos soldados da cavalaria do final do século XIX, que montavam em um cavalo, sabiam disparar, esgrimar, correr e nadar.
A prova foi introduzida nos Jogos Olímpicos de 1912, em Estocolmo para os homens e nos Jogos de 2000, em Sydney para as mulheres e consiste das seguintes provas: esgrima, natação e hipismo, tiro e corrida.
Yane Marques valoriza o esporte brasileiro
A ex-atleta falou sobre a valorização do pentatlo moderno. Yane Marques também comentou sobre uma mudança que vai ocorrer após Paris 2024.
O pentatlo são cinco modalidades, cinco disciplinas. Esgrima, natação e hipismo, tiro e corrida. E hipismo até Paris. Depois de Paris sai e hipismo, entra uma corrida com obstáculo, uma novidade aí. Mas é uma modalidade muito linda.
Recorde da América Latina e legado no esporte
Yane Marques é detentora do recorde na América Latina e a única detentora de medalha olímpica do pentatlo moderno na América Latina.
Olha, matéria humana a gente tem. É um trabalho a longo prazo. Tem que estar sendo muito bem feito, de treino.
Acho que a gente está no caminho, daqui a pouco a gente vai ter o Pan e pode ser que a gente classifique já um atleta do Brasil para os Jogos Olímpicos, a gente torce para ser sucesso em Paris.
Ver essa foto no Instagram
Continue no mundo dos Esportes Olímpicos! Confira também outros conteúdos:
- “O ponto que vou atacar”, Guilherme Schimidt revela plano para o sucesso em Paris 2024
- ‘Ousadia e coragem’: Alison dos Santos revela segredo para brilhar em Paris 2024!
- Hortência Marcari opina sobre cenário do basquete e chances em Paris 2024
- Maurren Maggi é enfática sobre Brasil em Paris 2024: “Quebraremos recordes”
- Técnica da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica aposta em aspecto especial para medalhas em Paris
Tipster no Esportelândia. Jornalista formado na UniCarioca. Passou por Futebol na Veia, PL Brasil e Coluna do Fla. Está no Esportelândia desde 2022.