Neste sábado (15), um grande acidente envolvendo 30 ciclistas marcou a etapa do Tour de France, na 14ª etapa da competição. A prova ficou parada por cerca de 30 minutos, devido ao grande engavetamento na parte de trás do pelotão. O acidente ocorreu próximo à cidade de Annemasse. A corrida foi reiniciada, na sequência, com carros de apoio. Nenhum dos líderes gerais se envolveu no incidente.

 

O acidente aconteceu em uma parte escorregadia e de descida da pista, faltando 146 km para o final. Destaques como o espanhol Antonio Pedrero, o sul-africano Louis Meintjes e o colombiano Esteban Chaves, estavam envolvidos no engavetamento. Logo após 10km, o francês Romain Bardet e o britânico James Shaw caíram em em outra rápida descida e também foram forçados a abandonar a etapa.

O ciclista da equipe  INEOS Grenadiers, Carlos Rodríguez,  concluiu os 152km de montanha da etapa com um tempo de 3h58min45s, cruzando sozinho a linha de chegada. Os dois líderes da competição duelaram pelo pódio. Tadej Pogacar (UAE Team Emirates) foi o segundo e o dinamarquês Jonas Vingegaard (Jumbo-Visma) foi o terceiro, ambos a cinco segundos do primeiro colocado.

Acidente envolvendo 30 ciclistas interrompe Tour de France
Icon sport

O jovem ciclista espanhol de 22 anos faz sua estreia na Grande Volta. Em 2022, Rodríguez competiu na Volta à Espanha e foi o sétimo colocado na classificação final.

Já na classificação geral nada mudou: Jonas Vingegaard segue com a camisa amarela da liderança, agora com um tempo total de 57h47min28s. Tadej Pogacar é o segundo, agora com dez segundos de diferença. Carlos Rodríguez assumiu a terceira colocação com 4min43s atrás.

Acidente envolvendo 30 ciclistas interrompe Tour de France
Icon sport

A disputa pelo título da Grande Volta em 2023 está imperdível. Além de contar pontos para o ranking que determinará os classificados aos Jogos Olímpicos Paris 2024, os últimos campeões despontam como favoritos novamente, incluindo o colombiano Egan Bernal (campeão em 2019), o esloveno Tadej Pogacar (2020 e 2021) e o dinamarquês Jonas Vingegaard (2022).

Os atletas seguem a disputa do Tour de France 2023. Neste domingo (16), acontece a 15ª etapa com o percurso de montanha com 179km entre Les Gets les Portes du Soleil e Saint-Gervais Mont-Blanc.

Esta é o segundo Grand Tour do ciclismo de estrada neste ano, que reúne as três principais competições da modalidade. Em maio, o esloveno Primož Roglič (Jumbo-Visma) conquistou o título do Giro d’Italia 2023. Depois, entre agosto e setembro, ocorre a Volta à Espanha.