A Ashwagandha, também conhecida como ginseng indiano, surgiu no cenário nacional como um suplemento visando aumento de performance e saúde.

Seu ganho de reconhecimento no meio está relacionado aos ingredientes ativos que alegadamente proporcionam vários benefícios à saúde, incluindo a redução da inflamação e a capacidade do corpo de lidar com o estresse, algo normal em treinos de atletas.

Ashwagandha pode ser o grande segredo dos atletas de força: entenda os benefícios do seu uso

Ashwagandha o que é?

No contexto da medicina, a Ashwagandha tem sido um componente essencial. Esse meio mais natural de promover a saúde acaba incorporando dieta, exercício, estilo de vida e produtos à base de plantas.

Ashwagandha
Raiz da Ashwagandha

Categorizada como rasayana, bhalya e vjikara, a Ashwagandha é reconhecida por suas qualidades e influências afrodisíacas.

O termo “Ashwagandha” em sânscrito significa “odor de cavalo”, é concedido graças ao cheiro característico de suas raízes.

Veja também: Pré treino: gamers e Pro Players podem ter mais vantagens do que bodybuilders

Embora as diferentes partes da planta tenham benefícios distintos, os suplementos geralmente se concentram em extratos das raízes em geral.

Ashwagandha para que serve?

A Ashwagandha é conhecida por ter um uso de adaptação, algo que sugere a melhora da capacidade do corpo de se adaptar ao estresse.

Seus compostos ativos agem em diversas vias químicas no corpo, incluindo o eixo do sistema imunológico e dos hormônios tireoidianos e sexuais.

Ou seja, este suplemento pode servir tanto para melhora de performance em esportes de força, quanto para relaxamento, indução de sono e saúde sexual.

Ashwagandha benefícios no esporte

Os benefícios potenciais da Ashwagandha são diversos, porém, se destacarmos no esporte, os atletas podem acabam vendo no seu uso algo primordial.

Envolvendo aspectos como saúde mental, cognição, aptidão física e saúde cardiometabólica, seu consumo diário pode realmente impactar nas mais diversas modalidades esportivas.

No entanto, é fundamental observar que nem todos esses benefícios foram estudados em ensaios clínicos controlados por uso placebo no contraponto.

O medicamento mostra promessa na melhoria do sono e na função cognitiva. Estudos indicam conseguir alavancar o bem-estar subjetivo, memória, foco, estresse e níveis de ansiedade.

Ashwagandha pode ser o grande segredo dos atletas de força: entenda os benefícios do seu uso

Seus efeitos no sono, embora sejam razoavelmente modestos (nada comparado aos fármacos enfatizados neste meio), mostram que os participantes se sentem mais alertas e menos ansiosos após uma boa noite de sono com seu uso. Ou seja, outro ponto interessante para atletas de alta performance.

Veja também: Anabolizantes no fisiculturismo: documentário revela verdades ocultas sobre o mercado

Por fim, vale ressaltar que adultos saudáveis, não necessariamente atletas, podem se beneficiar do consumo em relação ao desempenho físico.

Observaram-se melhorias na atividade aeróbica, produção de energia e força muscular em populações treinadas e não treinadas.

Ashwagandha pode ser o grande segredo dos melhores atletas do mundo: entenda todos os benefícios do seu uso no âmbito esportivo.

Assim, mesmo que ainda faltem alguns estudos com base no medicamento, é fato que a Ashwagandha pode trazer benefícios no quesito esportivo de alto nível.

Este conteúdo pretende ser de natureza informativa, assim, não deve ser considerado um conselho médico.