Com a partida de abertura transmitida na TV Cultura, a temporada da LBF (Liga de Basquete Feminino) 2022 teve início no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março de 2022.

Na primeira semana desta edição, a bola rosa subiu em quatro partidas envolvendo oito clubes distintos. A organização do torneio transferiu o quinto jogo, com as duas equipes restantes, para abril. Assim, as 10 associações são um número recorde de participantes na liga.

Em 2020, houve o cancelamento da temporada devido à pandemia de Covid-19. Em seguida, 2021 foi considerado o ano de maior equilíbrio na competição. Por fim, o Ituano Basquete liderou a fase de grupos e conquistou o título em três jogos contra o Blumenau.

Portanto, a expectativa é alta para o começo da temporada da LBF 2022, uma vez que as torcidas retornaram aos ginásios. A primeira semana da décima primeira edição exibiu surpresas, assim como novas forças emergindo.

Os quatro jogos da primeira semana da LBF 2022

Ituano x SESI Araraquara

Ituano e SESI abriram a temporada da LBF 2022 no Ginásio Prudente de Moraes, em Itú. Logo, cerca de 300 torcedores assistiram o atual campeão sair de quadra derrotado por 73 x 69. O destaque foi a ala-pivô Izabela Andrade, que anotou um duplo-duplo de 11 pontos e 14 rebotes pelas visitantes.

Apesar da derrota, o técnico Bruno Guidorizzi afirmou que a falta de entrosamento da equipe será resolvida no decorrer da competição. O Galo contratou a estrela Cacá e as renomadas Gil e Tati Pacheco. Dessa forma, é natural que as atletas desenvolvam química em quadra durante os demais jogos.

Sport/Glória do Goitá x Sampaio Basquete

A princípio, Sport e Sampaio se enfrentaram em um clássico regional disputado em Recife. Em jogo coletivo, o time maranhense disparou e viu sua vantagem reduzir no último quarto. Contudo, o desempenho defensivo foi essencial para que as comandadas por Rodrigo Leonardo fechassem a vitória de 77 x 59.

Foram três visitantes que anotaram duplos-duplos, sendo Gabriela Guimarães a melhor jogadora da partida. Os 14 pontos, 10 rebotes e quatro roubos de bola exemplificam o impacto para o primeiro triunfo do campeonato.

Vera Cruz Campinas x Pró Esporte/Sorocaba

No Ginásio da Ponte Preta, o Vera Cruz dominou o embate contra o Sorocaba na terceira partida da temporada. Afinal, os cinco minutos e meio sem pontuação das visitantes exibe a sufocante defesa aplicada pelo Vera. Assim sendo, o placar final foi 97 x 62 para as campinenses.

A ala Yasmin Gonçalves recebeu o prêmio GOL MVP, de melhor jogadora da partida. Inclusive, seus 22 pontos, seis rebotes e cinco assistências foram a melhor marca da carreira da atleta.

AD Santo André x BAX Catanduva

Em suma, o Santo André estreou com um placar centenário contra o Catanduva. Em casa, o time do ABC paulista não tomou conhecimento das visitantes e emplacou uma vitória por 100 x 55. O total domínio nas estatísticas evidencia a ótima atuação do Ramalhão diante de um Catanduva desfalcado.

Através dos 27 de eficiência da ala-pivô Glenda e o duplo-duplo da ala Ariadna, o primeiro campeão da LBF desponta na liderança da tabela.

O restante da fase classificatória da LBF

Portanto, passada a primeira semana da LBF 2022, as equipes jogarão o primeiro turno da fase de classificação até o início de maio. Então, cada associação enfrentará os demais nove adversários no returno ao fim de junho. Nos próximos dois meses, as oito melhores na tabela disputarão os playoffs em busca do título.

Sobretudo, o comitê decidiu levantar a hashtag #LevanteABolaDelas nas redes sociais na luta pela igualdade feminina desde 2020. Com o apoio do público, a liga receberá o alcance merecido pelo basquete feminino do Brasil em 2022.

Foto destaque: Reprodução/Juca Ferreira/LBF