As sementes plantadas pelo Projeto Educando pelo Esporte – Basquete estão florescendo com sucesso em Mairiporã, São Paulo.
Com um contingente de 80 crianças participando durante seus intervalos escolares, os primeiros resultados já estão sendo colhidos. Confira o exemplo de inclusão social.
+ Nota 100! Brasil amassa Irã na estreia da Copa do Mundo
Projeto Educando pelo Esporte em Mairiporã
View this post on Instagram
De acordo com Vlademir Pereira Silva, CEO da Associação Educacional Esportiva e Cultural (Assedec), realizadora do projeto, o garoto Pietro participou de um processo seletivo no tradicional CA Monte Líbano e foi chamado para integrar o time sub-13 do tradicional clube.
Sabemos que o esporte é uma ferramenta social importante para crianças e jovens, pois além da propagação da saúde, ajuda na socialização, integração e educação.
O Projeto Educando pelo Esporte é realizado com essa missão, mas isso não impede que talentos apareçam.
Com esse propósito o trabalho tem sido feito em Mairiporã. Agradeço ao secretário Fernando César Brilha Brandão pelo apoio” disse Vlademir.
Fernando César enfatiza a gratidão da cidade por sediar o projeto, colaborando com a Neoenergia.
Para ele, essa parceria pioneira proporciona aos jovens locais a oportunidade de treinamento de qualidade, equipamento e uniformes de alto padrão, melhorando suas vidas.
+ Médico da Seleção Brasileira explica gravidade da lesão de Raulzinho
O projeto que vai muito além do esporte
O projeto resgata as crianças de ambientes prejudiciais e vícios digitais, alinhando-os com um caminho positivo de desenvolvimento.
A professora Sandra Costa lidera as aulas, trabalhando com crianças de 9 a 18 anos desde julho de 2023. “A maioria dos participantes são adolescentes dedicados”, disse ela, evidenciando a empolgação do grupo.
Entretanto, o impacto do Projeto Educando pelo Esporte – Basquete vai além das competições futuras; ele promove inclusão e coesão social.
O exemplo de Bruno, um aluno autista, brilha nesse aspecto. Ele participa das aulas lado a lado com os colegas, sendo guiado com maestria pela professora Sandra Costa. Essa experiência reforça a missão do projeto em formar cidadãos completos.
A saber, as aulas do projeto acontecem às segundas e quartas, das 17h às 19h (horário de Brasília), no Ginásio Municipal de Esportes Florêncio Pereira, em Mairiporã.
Em suma, o Projeto Educando pelo Esporte – Basquete é patrocinado pelo Neoenergia Instituto e Neoenergia Elektro, com apoio da Prefeitura Municipal de Mairiporã.
A Associação Educacional Esportiva e Cultural (Assedec) lidera a realização, com base na Lei de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esportes do Governo do Estado de São Paulo.
+ Família Hernangómez tenta repetir sucesso da Gasol pela Espanha
Repórter no Esportelândia. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior e Techpost. Está no Esportelândia desde 2022.