O Vasco marcou sua volta ao cenário do basquete nacional, depois de alguns anos fora da disputa, o clube retoma a história de glórias com um projeto autossustentável que promete dar muitas alegrias ao torcedor. O gestor técnico, Gegê Chaia, analisou as escolhas dos jovens para a base e falou um pouco sobre a montagem do elenco para o NBB.

Na coletiva que foi anunciado o projeto e a retomada do Vasco basquete, o ex-jogador respondeu ao Esportelândia como está sendo o início da base, o trabalho teve o primeiro passo no começo do ano e também a montagem do elenco para o NBB.

Gegê fala sobre o caminho dos jovens da base

Foi muito bem lembrado a sua pergunta. Fizemos uma peneira, que divulgamos em uma semana, um trabalho de divulgação. Tivemos presentes dentro de São Januário cerca de 150 crianças, montamos as categorias sub13, sub14 e sub15 de uma peneira. Disputamos a primeira rodada do Campeonato Estadual um mês depois, em 30 dias colocamos três equipes para trabalhar. Se isso não é prova de trabalho de motivação e foco, não sei o que te falar”, disse Gegê na coletiva ao Esportelândia.

Futuro do Vasco e uma base forte

O Vasco foi muito forte no final dos anos de 1990 e início dos 2000. Com plantéis dominando o cenário nacional e dando trabalho no internacional. Assim, a base foi um ponto forte do time, com talentos formados em São Januário, como Cássio e Luiz André. Além disso, Nenê também é oriundo da base Cruzmaltina e chegou na NBA.

Em relação ao elenco, os meninos são muito jovens e não pode querer integrá-los agora ao NBB, pois a máxima categoria são jovens de 15 anos. Em relação ao restante, estamos atentos a todo o mercado. Começou o CBI sub19 no Tijuca Tênis Clube, eu e meus companheiros estaremos presentes olhando essas jovens promessas. Dia 17/06 começa a LDB para a gente, que com certeza terá jovens talentos. Com todo o respeito eu sai de lá, sei a grandeza e o potencial da competição”, detalhou sobre o caminho para a observação dos jovens.

Montagem da equipe vascaína

Pode ter certeza terá gente da LDB fazendo parte do nosso plantel e nosso elenco, temos uma listagem significativa, mas é segredo nosso, porque os próximos passo são o que importa para nós. Onde o Vasco começa a se dirigir ao mercado, os empresários vão começar a atender a gente, vir para a conversa também. Temos, sim, uma listagem bem elaborada, nomes que interessam muito. Esperamos mesclar uma equipe jovem, física, mas que entregue o que a gente almeja”, finalizou Gegê.

+ [ENTREVISTA EXCLUSIVA] Vice-presidente do Vasco enaltece a volta do clube ao basquete: “Tradição gigantesca”

+ “Depois de 10 anos sem falar com ele, meu telefone tocou”, Gegê detalha conversa decisiva que fez Vasco voltar ao NBB

+ “Vamos fazer um projeto estruturado”, diretor do Vasco celebra retorno da equipe ao basquete nacional

Nicollas Almeida

Tipster no Esportelândia. Jornalista formado na UniCarioca. Passou por Futebol na Veia, PL Brasil e Coluna do Fla. Está no Esportelândia desde 2022.