De fato, o mundial de clubes de basquete, chamado de Copa Internacional de Basquete Masculina, teve seu início nesta sexta-feira (10) na cidade de San Cristóbal de La Laguna, localizada na Espanha.
O evento, que é um dos mais importantes dentro do calendário do basquete mundial, tem a presença de quatro equipes do mais alto escalão do basquete. Três destas são provenientes de campeões de três continentes e o outro time é o campeão da G-League na NBA.
Os três times escalados para o campeonato são os campeões continentais da América, da Europa e da África. O time campeão da G-League é uma mescla de jogadores não aproveitados da NBA ou que ainda não possuem habilidades completas para desempenharem um papel fixo no mais alto escalão do basquete americano.
Nesse sentido, é importante destacar que o representante sul-americano neste campeonato é o brasileiro São Paulo, que foi vencedor da Champions League America 2022. Enquanto isso, o time europeu classificado para esta disputa é o Lenovo Terife, que disputa a liga espanhola de basquete. Por fim, o representante africano é o US Monastir, da Turquia, que venceu o torneio da Liga Africana do ano passado.
Vale mencionar que esta será a primeira vez que o clube do São Paulo irá disputar um Mundial de clubes de basquete. Na mesma moeda, o time africano Monastir também vai disputar seu primeiro mundial. No contraponto, o time espanhol Tenerife vai para o campeonato buscando ganhar seu terceiro título de melhor time de basquete do mundo.
Data dos jogo e confrontos do mundial de clubes de basquete
O mundial de clubes de basquete é um campeonato que envolve apenas quatro times, ou seja, possui um curto calendário de jogos.
Em suma, a estreia do show será realizada nesta sexta-feira, dia 10. Neste dia, teremos a disputa das semifinais entre São Paulo x Vipers e Lenovo x Monastir.
Quem passar do confronto irá se enfrentar na final que acontecerá dia 12 de fevereiro, domingo. No mesmo dia acontecerá a partida do terceiro colocado entre os perdedores da semi.
Foto destaque: reprodução/Deco Pires
Repórter do Esportelândia. Jornalista pela Belas Artes. Responsável pela popularização da mídia do fisiculturismo de forma jornalística. Acadêmico de nutrição e criador da página Notícias Sobre Fisiculturismo. Está no Esportelândia desde 2021.