O basquete brasileiro vive seu ápice nesta metade de 2024, pois quem gosta e acompanha o esporte sabe que a bola laranja subiu para as finais do NBB. Na decisão, a disputa é entre o Flamengo de Gabriel Jaú e o Sesi Franca de Lucas Dias, ambos convocados para a pré-Olimpíadas.

Sem sombra de dúvidas, os dois são referências nas últimas temporadas no cenário do basquete brasileiro. Ambos possuem grandes investimentos, além de um excelente comando das respectivas equipes técnicas.

Historicamente, os dois times tem feito grandes confrontos de alto nível, ao todo, foram 53 jogos com 29 vitórias do Flamengo e outras 23 pelo lado do Franca.

Finais do NBB: quem é melhor, Gabriel Jaú ou Lucas Dias?
Twitter/@FrancaBasquete

Gabriel Jaú: destaque do Flamengo

Peça fundamental do Flamengo, Gabriel Jaú tem se destacado no time carioca. Nesta temporada, o jogador foi eleito o MVP da Copa Super 8, competição que terminou com o título rubro-negro diante do Unifacisa.

Na decisão, o jovem de 25 anos registrou um duplo-duplo, com 16 pontos, 11 rebotes, 1 assistência e uma eficiência de 19.

Nesta temporada, Gabriel Jaú liderou o Flamengo em três dos quatro principais aspectos. Ele foi o maior pontuador, com uma média de 13,7 pontos por jogo; teve a maior média de rebotes, com 7,0 por partida; e também foi o jogador mais eficiente, com uma média de 16,2.

Lucas Dias: destaque do Franca

Já pelo lado do Sesi Franca, quem vem se destacando é Lucas Dias, um dos jogadores mais eficientes no basquete paulista e brasileiro.

O ala/pivô do Franca vem colecionando troféus na equipe paulista, tendo conquistado 11 títulos com o Franca, além de ter sido eleito o MVP da última temporada do NBB.

Nesta temporada, Lucas Dias também liderou o Franca em vários aspectos da competição. Ele teve a maior média de pontos do time, com 18,7 por jogo, e a maior média de eficiência, com 19,7. Dias também foi o segundo em rebotes, com 6,4 por partida, e o quarto em assistências, com 2,6 por jogo.

Quem é melhor, Gabriel Jaú x Lucas Dias?

Confira a seguir um comparativo geral da atuação de Gabriel Jaú e Lucas Dias nesta temporada:

Gabriel Jaú (Flamengo)

  • Maior pontuador do time, com média de 13,7 pontos por jogo.
  • Maior média de rebotes, com 7,0 por partida.
  • Maior eficiência, com uma média de 16,2.
  • Eleito MVP da Copa Super 8, onde registrou um duplo-duplo na decisão com 16 pontos, 11 rebotes, 1 assistência e uma eficiência de 19.

Lucas Dias (Sesi Franca)

  • Maior pontuador do time, com média de 18,7 pontos por jogo.
  • Maior média de eficiência, com 19,7.
  • Segundo em rebotes, com 6,4 por partida.
  • Quarto em assistências, com 2,6 por jogo.
  • Eleito MVP da última temporada do NBB.
  • Conquistou 11 títulos com o Franca.
Confira a seguir um comparativo geral da atuação de Gabriel Jaú e Lucas Dias nesta temporada:Gabriel Jaú (Flamengo) Maior pontuador do time, com média de 13,7 pontos por jogo. Maior média de rebotes, com 7,0 por partida. Maior eficiência, com uma média de 16,2. Eleito MVP da Copa Super 8, onde registrou um duplo-duplo na decisão com 16 pontos, 11 rebotes, 1 assistência e uma eficiência de 19. Lucas Dias (Sesi Franca) Maior pontuador do time, com média de 18,7 pontos por jogo. Maior média de eficiência, com 19,7. Segundo em rebotes, com 6,4 por partida. Quarto em assistências, com 2,6 por jogo. Eleito MVP da última temporada do NBB. Conquistou 11 títulos com o Franca. Esse comparativo mostra como ambos os jogadores são fundamentais para suas equipes, liderando em várias estatísticas e contribuindo significativamente para o sucesso de seus times.Confira a seguir um comparativo geral da atuação de Gabriel Jaú e Lucas Dias nesta temporada: Gabriel Jaú (Flamengo) Maior pontuador do time, com média de 13,7 pontos por jogo. Maior média de rebotes, com 7,0 por partida. Maior eficiência, com uma média de 16,2. Eleito MVP da Copa Super 8, onde registrou um duplo-duplo na decisão com 16 pontos, 11 rebotes, 1 assistência e uma eficiência de 19. Lucas Dias (Sesi Franca) Maior pontuador do time, com média de 18,7 pontos por jogo. Maior média de eficiência, com 19,7. Segundo em rebotes, com 6,4 por partida. Quarto em assistências, com 2,6 por jogo. Eleito MVP da última temporada do NBB. Conquistou 11 títulos com o Franca. Esse comparativo mostra como ambos os jogadores são fundamentais para suas equipes, liderando em várias estatísticas e contribuindo significativamente para o sucesso de seus times.Confira a seguir um comparativo geral da atuação de Gabriel Jaú e Lucas Dias nesta temporada: Gabriel Jaú (Flamengo) Maior pontuador do time, com média de 13,7 pontos por jogo. Maior média de rebotes, com 7,0 por partida. Maior eficiência, com uma média de 16,2. Eleito MVP da Copa Super 8, onde registrou um duplo-duplo na decisão com 16 pontos, 11 rebotes, 1 assistência e uma eficiência de 19. Lucas Dias (Sesi Franca) Maior pontuador do time, com média de 18,7 pontos por jogo. Maior média de eficiência, com 19,7. Segundo em rebotes, com 6,4 por partida. Quarto em assistências, com 2,6 por jogo. Eleito MVP da última temporada do NBB. Conquistou 11 títulos com o Franca. Esse comparativo mostra como ambos os jogadores são fundamentais para suas equipes, liderando em várias estatísticas e contribuindo significativamente para o sucesso de seus times.
Divulgação: esportelândia

Esse comparativo mostra como ambos os jogadores são fundamentais para suas equipes, liderando em várias estatísticas e contribuindo significativamente para o sucesso de seus times.

No jogo 1 das finais do NBB, o Franca levou a melhor, vencendo em solo carioca pelo placar de 69 x 56. Veja a seguir um raio-x de como foi a atuação de ambos os jogadores no confronto.

Confira a seguir um comparativo geral da atuação de Gabriel Jaú e Lucas Dias nesta temporada:
Divulgação: esportelândia

Flamengo 56 x 59 Flamengo: como foi?

As defesas dominaram o jogo, com o Flamengo iniciando melhor e liderando por 13 a 12 no primeiro quarto. No segundo quarto, o Franca assumiu a liderança com uma cesta de três de Wesley e terminou o primeiro tempo vencendo por 30 a 22.

No terceiro quarto, o Franca aumentou a vantagem para 16 pontos com um arremesso de Guillent, fechando o período em 51 a 35. No último quarto, o Flamengo tentou reagir, reduzindo a diferença para oito pontos, mas Franca manteve a calma e venceu por 69 a 56.

Confira a seguir um comparativo geral da atuação de Gabriel Jaú e Lucas Dias nesta temporada:
Divulgação: esportelândia

Curte NBB? Então confira nossos conteúdos e histórias de craques do Novo Basquete Brasil.